Participação popular, controle social e organização em conselhos de saúde: revisão integrativa

Autores

  • Juliano de Amorim Busana
  • Ivonete Terezinha Schülter Buss Heidemann
  • Rosane Gonçalves Nitschke
  • Adriana Dutra Tholl
  • Michelle Kuntz Durand
  • Robriane Prosdocimi Menegat

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5406-5423

Palavras-chave:

Participação comunitária, Conselhos de saúde, Políticas públicas de saúde, Organização social

Resumo

Objetivo: objetiva-se analisar as produções científicas que descrevem a forma como os Conselhos Gestores de Saúde promovem a Participação Popular. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa, baseada nas etapas de Ganong. Resultados: foram identificados 25 artigos, publicados nos últimos sete anos em bases de dados nacionais e internacionais. Através do agrupamento dos dados foi possível a construção de categorias relacionadas às práticas dos Conselhos Gestores: Participação Popular; Controle Social e Funcionamento e Organização dos Conselhos. São perceptíveis nos estudos analisados as dificuldades relativas à Participação Popular em Conselhos de uma maneira geral, em função de demandas políticas e da falta de conhecimento por parte dos atores envolvidos acerca da importância de sua atuação para favorecer mudanças efetivas nos espaços públicos. Conclusão: conclui-se que a compreensão destes processos podem oferecer subsídios para o fomento da Participação Popular nos Conselhos Gestores e possibilitar a oferta de novas diretrizes para a construção de um novo perfil cidadão.

Biografia do Autor

Juliano de Amorim Busana

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Professor do Departamento de Enfermagem do Centro Universátário Avantis – UNIAVAN. Florianópolis (SC).

Ivonete Terezinha Schülter Buss Heidemann

Enfermeira. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade São Paulo (USP), Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Rosane Gonçalves Nitschke

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC/SORBONNE/Paris V. Professora do Departamento de Enfermagem e do PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Adriana Dutra Tholl

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Gestão do Cuidado da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Florianópolis (SC).

Michelle Kuntz Durand

Enfermeira. Doutora em Filosofia de Enfermagem pela UFSC. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis (SC).

Robriane Prosdocimi Menegat

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina – PEN/UFSC. Enfermeira Assistencial no Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM. Santa Maria (RS).

Publicado

2021-04-06

Como Citar

de Amorim Busana, J. ., Schülter Buss Heidemann, I. . T. ., Gonçalves Nitschke , R. ., Dutra Tholl , A. ., Kuntz Durand, M. ., & Prosdocimi Menegat, R. . (2021). Participação popular, controle social e organização em conselhos de saúde: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5406-5423. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5406-5423

Edição

Seção

Artigos Científicos