A importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde

Autores

  • Jadson Rodrigo de Freitas
  • Alexsandro José da Silva
  • José Almir Alves da Silva
  • Jorge Rosemberg Bezerra Ramos
  • Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5376-5389

Palavras-chave:

Terapias Complementares, Atenção primária à Saúde, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

As Praticas Integrativas e Complementares (PICS) resgatam os diferentes saberes relacionados ao cuidar em saúde e acontecem de forma concomitante às práticas assistenciais. Objetivo: Desvelar a importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde Método: Revisão integrativa da literatura realizada através do cruzamento dos descritores padronizados pelo MESH (“ Complementary Therapies”, “Primare Health Care” e “Public Health Nursing”) e seus análogos em Português (DeCS) e em espanhol nas Bases de dados da Medline, Cinahl e Lilacs. O processo de seleção dos artigos considerou as recomendações PRISMA e os artigos foram classificados quanto ao nível de evidências através referencial americano AHRQ. Resultado: Foram encontrados 282 artigos, dentre os quais cinco abordaram o tema proposto e foram selecionados para amostra. Conclusão: As PICS favorecem uma maior interação entre enfermeiro-paciente e através da construção de novos saberes desenvolvem estratégias formidáveis de enfrentamento aos problemas de saúde existente.

Biografia do Autor

Jadson Rodrigo de Freitas

Graduando de Enfermagem. Universidade Maurício de Nassau Caruaru, PE.

Alexsandro José da Silva

Graduando de Enfermagem. Universidade Maurício de Nassau Caruaru, PE.

José Almir Alves da Silva

Enfermeiro. Discente da Pós-graduação latu sensu em Saúde Coletiva da Faculdade Dom Alberto.

Jorge Rosemberg Bezerra Ramos

Enfermeiro. Especialista em cardiologia e hemodinâmica pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP).

Fernanda da Mata Vasconcelos Silva

Doutoranda em enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Rodrigo de Freitas, J. ., da Silva, A. J. ., Alves da Silva, J. A. ., Rosemberg Bezerra Ramos, J. ., & da Mata Vasconcelos Silva, F. . (2021). A importância do enfermeiro nas práticas integrativas e complementares no sistema único de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5376-5389. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5376-5389

Edição

Seção

Artigos Científicos