Relação entre a percepção das importâncias alimentares com variáveis socioeconômicas, antropométricas e hipertensão arterial em idosas com síndrome metabólica

Autores

  • Andreia Matos da Silva
  • Fabiani Rodrigues Lage Beal
  • Gislane Ferreira de Melo
  • Ariene Silva do Carmo
  • Vicente Paulo Alves
  • Carmen Jansen de Cárdenas

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5336-5349

Palavras-chave:

Comportamento Alimentar, Nutrição do Idoso, Envelhecimento Saudável, Saúde do Idoso

Resumo

Objetivo: Avaliar a associação da percepção das importâncias de grupos alimentares com variáveis socioeconômicas, antropométricas e hipertensão arterial em idosas com síndrome metabólica. Métodos: Estudo transversal analítico com 84 idosas com síndrome metabólica. Foram coletadas variáveis socioeconômicas (estado civil, grau de instrução, renda mensal e composição familiar), variáveis antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura) e pressão arterial, além da aplicação de uma escala de importância de grupos alimentares. Análises estatísticas foram realizados com nível de significância de 5%. Resultados: Não foram encontradas associações com variáveis socioeconômicas, porém verificou-se associação positiva entre leite e pressão arterial; e negativas entre feijão com idade e pressão arterial diastólica, também entre oleaginosas com índice de massa corporal e circunferência da cintura. Conclusão: A percepção de importâncias atribuídas aos grupos alimentares é condizente com alimentação saudável, porém mais apreensivo para os aspectos da síndrome metabólica do que para os socioeconômicos.

Biografia do Autor

Andreia Matos da Silva

Mestra em Gerontologia, Nutricionista. Doutoranda em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília.

Fabiani Rodrigues Lage Beal

Doutora em Ciências da Saúde, Nutricionista. Docente da Pós Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília.

Gislane Ferreira de Melo

Doutora em Educação Física, Educadora Física. Docente da Pós Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília.

Ariene Silva do Carmo

Mestra em Saúde e Enfermagem, Nutricionista. Doutoranda em Ciência da Saúde da Criança e do Adolescente. Universidade Federal de Minas Gerais.

Vicente Paulo Alves

Doutor em Ciências da Religião, Filósofo. Docente da Pós Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília.

Carmen Jansen de Cárdenas

Doutora em Psicologia, Pedagoga. Docente da Pós Graduação Stricto Sensu em Gerontologia. Universidade Católica de Brasília.

Publicado

2021-04-06

Como Citar

Matos da Silva, A. ., Rodrigues Lage Beal, F. ., Ferreira de Melo, G. ., Silva do Carmo, A. ., Paulo Alves, V. ., & de Cárdenas, C. J. (2021). Relação entre a percepção das importâncias alimentares com variáveis socioeconômicas, antropométricas e hipertensão arterial em idosas com síndrome metabólica. Saúde Coletiva (Barueri), 11(63), 5336-5349. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5336-5349

Edição

Seção

Artigos Científicos