Medo, ansiedade e tristeza: principais sentimentos de profissionais da saúde na pandemia de COVID-19

Autores

  • Iel Marciano de Moraes Filho
  • Erika Silva de Sá Universidade Federal de Goiás
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Universidade Estadual do Maranhão
  • Juliane Amancio de Sousa Universidade Paulista (UNIP). Brasí­lia, DF
  • Mayara CaÌ‚ndida Pereira
  • Thais vilela de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7073-7084

Palavras-chave:

Emoções, Infecções por coronaví­rus, Pessoal de saúde, COVID-19, Saúde Mental

Resumo

Objetivo: Descrever os fatores sociodemográficos e os sentimentos vivenciados pelos profissionais de saúde diante da pandemia da Covid-19. Método: Estudo transversal descritivo com abordagem qualitativa realizado com 979 profissionais entre junho e julho de 2020 com dados coletados por plataformas digitais. Resultados: Os participantes tinham predominantemente entre 30 e 49 anos, do sexo feminino, heterossexuais, sendo a maioria da equipe de enfermagem. Os sentimentos mais citados foram medo, ansiedade, tristeza, angústia e insegurança. Conclusão: Pesquisar os sentimentos vivenciados por profissionais de saúde diante da pandemia da Covid-19 é dar voz aos personagens centrais deste enredo. É preciso cuidar destes cuidadores e oferecer melhores condições de trabalho, remuneração e segurança para que possam desenvolver um trabalho coerente e resolutivo.

Biografia do Autor

Iel Marciano de Moraes Filho

Enfermeiro. Mestre em Ciências Ambientais e Saúde. Doutorando em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente na Unievangélica. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). Brasí­lia, DF, Brasil.

Erika Silva de Sá, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil.

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Universidade Estadual do Maranhão

 Enfermeira. Doutora em Saúde. Docente da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Balsas, Maranhão, Brasil. 

Juliane Amancio de Sousa, Universidade Paulista (UNIP). Brasí­lia, DF

Graduanda em enfermagem pela Universidade Paulista (UNIP). Brasí­lia, DF, Brasil.

Mayara Cândida Pereira

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Gerontologia da Universidade Católica de Brasí­lia. Coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). BrasiÌlia, DF, Brasil.

Thais vilela de Sousa

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Marciano de Moraes Filho, I. ., Silva de Sá, E., Soares Sousa Carvalho Filha, F., Amancio de Sousa, J. ., CaÌ‚ndida Pereira, M. ., & vilela de Sousa, T. . (2021). Medo, ansiedade e tristeza: principais sentimentos de profissionais da saúde na pandemia de COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7073–7084. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7073-7084

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos