Ciranda entre Educação e Saúde: Aspectos da Saúde Mental do Adolescente em Contexto Escolar em Tempos de Pandemia

Autores

  • Ana Caroline Inácio de Alencar Aguiar Instituto Dom Barreto
  • Delite Conceição Rocha Barros Lemos Instituto Dom Barreto
  • Érica Vanessa Rodrigues da Silva Instituto Dom Barreto
  • Estefane Vasconcelos Sousa
  • Kaynna Beatriz Nascimento Sousa Facid
  • Paulo César Borges de Sousa Filho Instituto Dom Barreto

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7007-7018

Palavras-chave:

Adolescente, Saúde Mental, Infecções por coronaví­rus, Instituições acadêmicas

Resumo

O contexto escolar e o público adolescente foram bastante impactados pelo novo cenário de pandemia. Objetivo: Analisar quais fatores decorrentes da pandemia tem repercutido na saúde mental dos adolescentes em contexto escolar, bem como averiguar as principais estratégias promotoras de saúde mental no contexto escolar em tempos de pandemia. Método: Trata-se de um relato de experiência de práticas multiprofissionais no contexto escolar, envolvendo as áreas da psicologia e da enfermagem com os alunos do ensino médio de uma escola filantrópica da cidade de Teresina - PI. Resultados: Foram identificadas demandas relacionadas í  saúde do adolescente e a partir das práticas dos respectivos profissionais foi possí­vel oportunizar estratégias de promoção í  saúde dos mesmos. Conclusão: Ficou evidente que mesmo diante da situação pandêmica e das adversidades, a preocupação com a saúde e bem estar dos alunos é única e impulsionou para o desenvolvimento de novas ações dentro da escola.

Biografia do Autor

Ana Caroline Inácio de Alencar Aguiar, Instituto Dom Barreto

Psicóloga Escolar Educacional. Instituto Dom Barreto. Pós-graduanda em Psicologia Escolar Educacional (UNIFSA) e pós-graduanda em Suicidologia(FAEVE). Atualmente é psicóloga escolar do Instituto Dom Barreto – Escola Popular Madre Maria Villac.

Delite Conceição Rocha Barros Lemos, Instituto Dom Barreto

Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Docência Superior, Educação, Saúde Mental, Educação e Gestalt Terapia. Atua como Psicóloga na Fundação Municipal de Saúde no Municí­pio de Teresina Piauí­, Psicóloga Escolar Educacional no Instituto Dom Barreto. Coordenadora do Projeto Bordando Histórias de Vida.

Érica Vanessa Rodrigues da Silva, Instituto Dom Barreto

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí­. Especialista em Psicologia Escolar Educacional e Pós-graduanda em Educação Infantil. Atua como Psicóloga Escolar Educacional no Instituto Dom Barreto - Escola Madre Maria Villac e Docente no Ensino Superior (Faespi). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Escolar (Representação Piauí­).

Estefane Vasconcelos Sousa

Enfermeira. Formada pelo Centro de ensino Unificado de Teresina – CEUT. Atua como enfermeira do Instituto Dom Barreto.

Kaynna Beatriz Nascimento Sousa, Facid

Psicóloga formada pela instituição UniFacid|Wyden, e Pós-graduanda em Neuropsicologia pela IPOG. Atua na área clí­nica, com atendimentos para crianças, adolescentes e adultos. Psychologist graduated from UniFacid|Wyden institution, and Post-Graduate student in Neuropsychology at IPOG. She works in the clinical area, with care for children, adolescents and adults.

Paulo César Borges de Sousa Filho, Instituto Dom Barreto

Mestrando em Biotecnologia e Atenção Básica de Saúde, Esp.em Avaliação Psicológica e Psicologia Escolar Educacional. Formação em ACP. Psicólogo Escolar Educacional pelo IDB e docente do curso de Psicologia e Odontologia pela Unifacid.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Inácio de Alencar Aguiar, A. C. ., Rocha Barros Lemos, D. C. ., Rodrigues da Silva, Érica V., Vasconcelos Sousa, E. ., Nascimento Sousa, K. B. ., & Borges de Sousa Filho, P. C. (2021). Ciranda entre Educação e Saúde: Aspectos da Saúde Mental do Adolescente em Contexto Escolar em Tempos de Pandemia. Saúde Coletiva (Barueri), 11(COVID), 7007–7018. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp7007-7018

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos