Adversidades encontradas pelo enfermeiro para a realização da prevenção do câncer do colo de útero

Autores

  • Keila do Carmo Neves
  • Camilla Amorim Silva
  • Wanderson Alves Ribeiro
  • Bruna Porath Azevedo Fassarela
  • Ana Lúcia Naves Alves
  • Ana Carolina Mendes Soares Benevenuto Maia
  • Albert Lengruber de Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1668%20-%201674

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Prevenção e Controle, Prevenção e Controlem

Resumo

Este estudo tem o objetivo de avaliar as adversidades encontradas pelo enfermeiro para realização da prevenção do câncer do colo de útero. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, no qual enfermeiros atuantes em Clí­nicas da Famí­lia no municí­pio de Nova Iguaçu/RJ responderam um questionário sendo assinado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, após aceitarem espontaneamente participar do estudo. Como resultado, foram encontradas adversidades para prática da prevenção sendo importante investir em recursos materiais e técnicos para suprir todas as dificuldades relatadas pelos profissionais. Concluiu-se que é necessária maior abordagem em ações educativas e preventivas para conscientização da população sobre a importância do exame, melhorando o entendimento sobre a patologia.

Biografia do Autor

Keila do Carmo Neves

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Especialista em Nefrologia. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação em Enfermagem Hospitalar Clientes de Alta Complexidade (CEHCAC).

Camilla Amorim Silva

Enfermeira. Graduada na Universidade Iguaçu (UNIG).

Wanderson Alves Ribeiro

Enfermeiro. Mestre pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF.

Bruna Porath Azevedo Fassarela

Enfermeira. Pós-graduada em educação em saúde para preceptores do sus- hospital sí­rio libanês. Mestranda em ciências da saúde pela universidade de vassouras.

Ana Lúcia Naves Alves

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutoranda na Facultad de Humanidades Y Artes. Universidad Nacional de Rosário, UNR, Argentina.

Ana Carolina Mendes Soares Benevenuto Maia

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Professora Assistente da írea Materno-infantil do curso de Enfermagem e Obstetrí­cia- Campus Macaé da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Albert Lengruber de Azevedo

Enfermeiro. Doutor e Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery. Especialista em Enfermagem Nefrologia, Saúde Mental e Psiquiátrica, Enfermagem do Trabalho, e Saúde da Familia. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação em Enfermagem Hospitalar Clientes de Alta Complexidade.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Neves, K. do C. ., Silva, C. A. ., Ribeiro, . W. A. ., Fassarela, B. P. A. ., Alves, A. L. N. ., Maia, A. C. M. S. B. ., & Azevedo, A. L. de . (2020). Adversidades encontradas pelo enfermeiro para a realização da prevenção do câncer do colo de útero. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1668–1674. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1668 - 1674

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos