Qualidade de vida e bem-estar subjetivo de idosos no programa de academia de saúde

Autores

  • Marieli Basso Bolpato
  • Sebastião Benício da Costa Neto
  • Ivone Félix Sousa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5212-5223

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Atividade motora, Saúde do Idoso, Psicologia

Resumo

Objetivo: levantar o perfil sociodemográfico e as condições de qualidade de vida e bem-estar subjetivo de idosos participantes de academias de saúde investigando as correlações significativas entre esses dados. Método: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido no município de Sinop, Mato Grosso, com 82 idosos, no mês de janeiro de 2019, sendo utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico, WHOQOL-bref, e as escalas: Satisfação com a vida, Bem-Estar de Afetos Positivos e Negativos e Felicidade Subjetiva. Resultados: Quanto melhor a QV no domínio físico, melhor a QV nos domínios psicológico, relações sociais, meio ambiente, percepção da QV geral, satisfação com a saúde e ao BES relacionado à satisfação com a vida, aos afetos positivos e à felicidade, ainda que não se possa afirmar uma causalidade nessas relações. Conclusão: A Academia de Saúde é de suma importância na contribuição de um envelhecimento saudável da população tornando-se uma estratégica para ações de prevenção e promoção de políticas públicas voltadas a população idosa.

Biografia do Autor

Marieli Basso Bolpato

Enfermeira e Fisioterapeuta. Doutoranda em Psicologia, Professora na Universidade Federal de Mato Grosso, MT, Brasil.

Sebastião Benício da Costa Neto

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e pela Universidade do Minho (2018).

Ivone Félix Sousa

Psicóloga: Mestre em Psicologia, Professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, Brasil.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Basso Bolpato, M. ., Benício da Costa Neto , S. ., & Félix Sousa, I. . (2021). Qualidade de vida e bem-estar subjetivo de idosos no programa de academia de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5212-5223. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5212-5223

Edição

Seção

Artigos Científicos