Atividade física e modulação do apetite: Os efeitos do exercício físico na supressão do apetite

Autores

  • Everton de Souza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5116-5127

Palavras-chave:

Obesidade, Regulação do apetite, Exercício físico, Anorexígenos

Resumo

Objetivo: Discutir ações do exercício físico na modulação do apetite e diminuição da ingestão alimentar identificando mecanismos de supressão do apetite e suas ações anorexígenas. Método: Realizou-se revisão de literatura no Google Scholar, SciELO, Epub e PubMed, utilizando os descritores de pesquisa: obesity, appetite regulation, physical exercise, e anorexigenic para verificar o estado da arte da temática. Foram incluídas, majoritariamente, publicações em português e inglês, capítulos de livros e artigos científicos. Resultado: O exercício é uma importante ferramenta para prevenção e tratamento da obesidade, sendo uma eficiente ferramenta para redução da gordura corporal, propiciando ação anorexígena com supressão do apetite consequentemente diminuição da ingestão alimentar. Conclusão: O efeito de supressão do apetite gerado pela redução dos níveis de grelina não é regra, depende de variáveis. A população estudada, nível de condicionamento e intensidade da atividade são determinantes na obtenção dos efeitos de supressão do apetite e diminuição no consumo alimentar.

Biografia do Autor

Everton de Souza da Silva

Graduando em Esporte na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP), Graduado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Bandeirante Anhanguera (UNIBAN/UNIAN-SP) e Pós-graduado em Defesa Pessoal Aplicada a Segurança Pública e Privada pela Faculdade Einstein (FACEI).

Publicado

2021-03-01

Como Citar

de Souza da Silva, E. . (2021). Atividade física e modulação do apetite: Os efeitos do exercício físico na supressão do apetite. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5116-5127. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5116-5127

Edição

Seção

Artigos Científicos