DimeRede: desenvolvimento de uma proposta de metodologia para o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde

Autores

  • Desirée dos Santos Carvalho
  • Elisabet Pereira Lelo Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5097-5115

Palavras-chave:

Recursos humanos, Gestão em saúde, Regionalização, Dimensionamento de pessoal

Resumo

Objetivo: Descrever o desenvolvimento de uma metodologia para o planejamento e dimensionamento da força de trabalho multiprofissional em saúde, integrando os três níveis da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde (SUS); Método: relato de experiência da construção dessa proposta metodológica, realizada entre abril de 2019 e março de 2020, fundamentada nas diretrizes do SUS, na literatura e nas vivências nos projetos do Ministério da Saúde; Resultado: apresentação de uma metodologia, denominada DimeRede que, dirigida ao arranjo organizativo das RAS, estima a força de trabalho necessária de acordo com as necessidades locorregionais, considerando o perfil epidemiológico e os determinantes sociais de saúde e adoecimento identificados em cada estratificação territorial; Conclusão: a DimeRede constitui um avanço importante, mostrando-se potente para instrumentalizar políticas de gestão do trabalho. Contudo, sem encerrar os desafios de garantir equipes adequadas para o cuidado multiprofissional conforme as necessidades de saúde da população.

Biografia do Autor

Desirée dos Santos Carvalho

Enfermeira e professora, especialista de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e mestra em Saúde Coletiva. Trabalhadora do SUS no Grupo Hospitalar Conceição/Ministério da Saúde, foi tutora no Projeto de Governança da Gestão do Trabalho em Saúde como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, atualmente é pesquisadora do Centro de Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde – CIGETS na Universidade Federal de Goiás.

Elisabet Pereira Lelo Nascimento

Enfermeira sanitarista, mestra em Enfermagem e doutora em Saúde Coletiva. Apoio técnico do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, foi coordenadora do Projeto de Governança da Gestão do Trabalho em Saúde como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia/Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, atualmente é pesquisadora do Centro de Centro de Inovação em Gestão da Educação e do Trabalho em Saúde – CIGETS na Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

dos Santos Carvalho, D. ., & Pereira Lelo Nascimento, E. . (2021). DimeRede: desenvolvimento de uma proposta de metodologia para o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5097-5115. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5097-5115

Edição

Seção

Artigos Científicos