Cuidado dentro de casa: reflexões sobre visitas domiciliares na Estratégia Saúde da Famí­lia

Autores

  • Lana Muriely Borges de Assis
  • Marina de Lima Pinheiro
  • Melissa Maria Medeiros de Morais
  • Denise Mota Araripe Pereira Fernandes
  • Vilma Felipe Costa de Melo
  • Mariana Falcão Motta

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5072-5081

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde, Visita Domiciliar, Residência Médica, Medicina de Famí­lia e Comunidade, COVID-19

Resumo

A Visita Domiciliar (VD) é uma prática do leque de cuidados ofertados pela Atenção Primária í  Saúde que visa prestar assistência na moradia das pessoas. Objetivo: Dialogar sobre a relevância da VD, abordando a imersão em laços criados com as pessoas no seio de suas casas. Métodos: Trata-se de um relato de experiência realizado por residentes de Medicina de Famí­lia e Comunidade (MFC) de uma equipe de Estratégia de Saúde da Famí­lia, na cidade de João Pessoa (PB). Resultados: Através das VD, pôde-se entender a dinâmica das famí­lias, permitindo realizar o cuidado de maneira equânime e integral, principalmente diante da pandemia pelo COVID-19. Conclusão: A pluralização das relações e do entendimento do adoecer foram estí­mulo í  aprendizagem dos princí­pios e atributos da MFC, tornando-se ferramenta potente para os profissionais ressignificarem o cuidar.

Biografia do Autor

Lana Muriely Borges de Assis

Residente em Medicina de Famí­lia e Comunidade (MFC) pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS/JP em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Paraí­ba (FCM-PB).

Marina de Lima Pinheiro

Residente em Medicina de Famí­lia e Comunidade (MFC) pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS/JP em parceria com a FCM-PB.

Melissa Maria Medeiros de Morais

Residente em Medicina de Famí­lia e Comunidade (MFC) pela Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa - SMS/JP em FCM-PB.

Denise Mota Araripe Pereira Fernandes

Discente do Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia da Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (FACENE). Docente e Preceptora do internato e Residência em Medicina de Famí­lia e Comunidade da FCM/PB.

Vilma Felipe Costa de Melo

Docente do Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia da FACENE. Formação: Doutora. Psicóloga.

Mariana Falcão Motta

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Borges de Assis, L. M. ., de Lima Pinheiro, M. ., Medeiros de Morais , M. M. ., Mota Araripe Pereira Fernandes, D. ., Costa de Melo, V. F. ., & Falcão Motta, M. . (2021). Cuidado dentro de casa: reflexões sobre visitas domiciliares na Estratégia Saúde da Famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 11(62), 5072–5081. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i62p5072-5081

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos