Exposição do trabalhador rural ao uso de agrotóxicos: uma revisão integrativa

Autores

  • Angélica Pinto da Silva
  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho
  • Harlon França de Menezes
  • Ana Cláudia Felipe Thomaz dos Santos
  • Gilberto Santos de Aguiar
  • Janas D'arc dos Santos Barros Siqueira
  • Ottassano de Souza Panetto

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1569%20-%201577

Palavras-chave:

Agrotóxicos, Exposição Ambiental, Saúde do Trabalhador Rural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar a produção de conhecimento sobre o risco í  saúde do trabalhador rural, relacionado í  exposição ocupacional pelo uso de agrotóxicos no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, que compreende o perí­odo entre 2012 e 2019, descrita nas bases de dados eletrônicas: MEDLINE via PUBMED, LILACS, CINAHL e SCOPUS. Treze artigos foram selecionados. Após análise qualitativa, surgiu a importância de discutir acerca de quatro categorias temáticas: a necessidade de polí­ticas públicas de prevenção de doenças crônicas não transmissí­veis; as diretrizes regulatórias sobre a exposição ao uso de agrotóxicos pela comunidade rural; a necessidade de novas pesquisas de verificação dos riscos, associados í  exposição diante do uso de agrotóxicos; e a educação permanente e o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam com os trabalhadores rurais. Evidenciou-se, consequentemente, a necessidade de algumas medidas, no intuito de ampliar o cuidado com o trabalhador exposto aos agrotóxicos, o que proporcionaria um novo olhar de todos os profissionais envolvidos com atividades agrí­colas e de cuidado em saúde; e a adoção de medidas educativas, preventivas e de promoção í  saúde do trabalhador rural, na perspectiva de minimizar os riscos.

Biografia do Autor

Angélica Pinto da Silva

Farmacêutica Sanitarista. Mestranda. Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho

Enfermeira. Doutora. Docente no Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Harlon França de Menezes

Enfermeiro. Doutorado. Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Ana Cláudia Felipe Thomaz dos Santos

Enfermeira. Mestranda. Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ.

Gilberto Santos de Aguiar

Enfermeiro. Especialista em Saúde do Trabalhador. Programa Saúde do Trabalhador. Secretaria Municipal de Saúde. Prefeitura Municipal Casimiro de Abreu - RJ.

Janas D'arc dos Santos Barros Siqueira

Técnica de Enfermagem do Trabalho. Programa Saúde do Trabalhador. Secretaria Municipal de Saúde. Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu - RJ.

Ottassano de Souza Panetto

Biólogo. Mestre em Ciências. Fiscal do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Rio de Janeiro - RJ.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Silva, A. P. da ., Camacho, A. C. L. F. ., Menezes, H. F. de ., Santos, A. C. F. T. dos ., Aguiar, G. S. de ., Siqueira, J. D. dos S. B. ., & Panetto, O. de S. . (2020). Exposição do trabalhador rural ao uso de agrotóxicos: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1569–1577. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1569 - 1577

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos