Desafios na construção de um instrumento de passagem de plantão em um hospital de cardiopneumologia

Autores

  • Rosimeire Angela de Queiroz Soares
  • Fabiana Cristina Bazana Remédio Miname
  • Aparecida Ferreira Mendes
  • Luci Maria Ferreira
  • Catia Maria Gonçalves Santos
  • André Renato Zecca
  • Silvana Gondim Ribeiro Maglioni

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1564%20-%201568

Palavras-chave:

Comunicação, Enfermagem, Segurança do Paciente

Resumo

Trata-se de um relato de experiência das autoras acerca da idealização e construção de um instrumento de passagem de plantão para otimizar a assistência de enfermagem a pacientes em unidade de internação de um hospital de ensino de alta complexidade. A metodologia SBAR tem sido utilizada no mundo todo como processo de otimização dos processos de comunicação e informações em diversas áreas. A construção do instrumento de passagem de plantão baseado nesta metodologia possibilitou o registro padronizado e preciso das informações relacionadas í  assistência. Observou-se seu potencial para sistematizar a passagem de plantão, potencializando a troca de informações, tornando este momento mais rápido e objetivo, priorizando a continuidade e segurança da assistência. Vislumbra-se a necessidade de treinar os enfermeiros para sua utilização em todas as unidades do hospital.

Biografia do Autor

Rosimeire Angela de Queiroz Soares

Enfermeira no instituto Coração Incor. Docente do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Doutora em Enfermagem pela EEUSP, especialista em cardiologia pelo Programa de Aprimoramento de Pessoal do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Fabiana Cristina Bazana Remédio Miname

Enfermeira no instituto Coração Incor, mestre em enfermagem pela EEUSP, especialista em cardiologia Programa de Aprimoramento de Pessoal do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e gerenciamento em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo, bacharel em direito.

Aparecida Ferreira Mendes

Enfermeira Chefe da Unidade de Internação Geral da Coordenação de Enfermagem do Instituto do Coração do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP. Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo. Preceptora do Programa de Residência em Enfermagem em Cardiopneumologia de alta complexidade. Especialista em Enfermagem em Cardiologia pelo Programa de Aprimoramento de Pessoal do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Luci Maria Ferreira

Diretora da unidade de internação de Cardiopneumologia do Incor –HCFMUSP. Especialista em gestão da Clí­nica; Qualidade e segurança no cuidado ao paciente pelo Instituto Sí­rio Libanês, Especialista em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo, MBA Pela IBMEC (2008),Especialista em gestão da clí­nica e em Clí­nica médico-cirurgica pela Unifesp.

Catia Maria Gonçalves Santos

Enfermeira no instituto Coração HCFMUSP. Especialista em cardiologia Programa de Aprimoramento de Pessoal do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em gerenciamento de enfermagem pelo Centro Universitario São Camilo.

André Renato Zecca

Enfermeiro no Instituto do Coração - HCFMUSP. Especialista em urgência e emergência, terapia intensiva pela Universidade Cruzeiro do Sul e Gerenciamento de Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo.

Silvana Gondim Ribeiro Maglioni

Enfermeira Encarregada da Unidade de Internação Geral da Coordenação de Enfermagem do Instituto do Coração do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HCFMUSP. Especialista em cardiologia. Especialista em Gestão em Enfermagem pelo Centro Universitário São Camilo.

Downloads

Publicado

2020-05-11

Como Citar

Soares, R. A. de Q. ., Miname, F. C. B. R. ., Mendes , A. F. ., Ferreira , L. M. ., Santos , C. M. G. ., Zecca , A. R. ., & Maglioni, S. G. R. . (2020). Desafios na construção de um instrumento de passagem de plantão em um hospital de cardiopneumologia. Saúde Coletiva (Barueri), 9(49), 1564–1568. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2019v9i49p1564 - 1568

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos