Prática de atividade fí­sica e ambiente percebido de usuários do Sistema Único de Saúde

Autores

  • Paula Parisi Hodniki Universidade de São Paulo
  • Carla Regina de Souza Teixeira
  • Maria Lúcia Zanetti
  • Camila de Moraes
  • Rogério Cesar Fermino
  • Silvina Berra

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6280-6295

Palavras-chave:

Atividade fí­sica, Doenças Crônicas, Ambiente, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a relação da atividade fí­sica no lazer e de deslocamento ativo com a percepção do ambiente em pessoas com doenças crônicas não transmissí­veis. Métodos: estudo transversal constituí­do por 719 usuários do SUS. Para a coleta de dados utilizou-se o IPAQ e o Neighborhood Environmental Walkability Scale. Utilizou-se o teste qui-quadrado de Pearson e o modelo de regressão logí­stica. Resultados: dos 719 (100%), 512 (71,2%) participantes eram do sexo feminino e 504 (70,1%) relataram ter doença crônica não transmissí­vel. Não há relações entre mulheres com doença crônica e percepção do ambiente para a prática de atividade fí­sica no lazer e de deslocamento ativo. Por outro lado, os homens e os idosos apresentaram maior chance de serem mais ativos para a prática de atividade fí­sica. Conclusão: intervenções para incrementar a prática de atividade fí­sica em mulheres devem ser implementadas com vistas a prevenção e tratamento das doenças crônicas não transmissí­veis.

Biografia do Autor

Paula Parisi Hodniki, Universidade de São Paulo

Pesquisadora, profissional de educação fí­sica, doutora em ciência pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Carla Regina de Souza Teixeira

Docente, doutora em ciência pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Maria Lúcia Zanetti

Docente, doutora em ciência pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Departamento de Enfermagem Geral e Especializada.

Camila de Moraes

Docente, Universidade de São Paulo, Escola de Educação Fí­sica e Esporte de Ribeirão Preto, São Paulo, doutora.

Rogério Cesar Fermino

Docente, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, doutor.

Silvina Berra

Docente, Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina.

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Parisi Hodniki, P., de Souza Teixeira, C. R., Zanetti, M. L. ., de Moraes, C., Fermino, R. C. ., & Berra, S. . (2021). Prática de atividade fí­sica e ambiente percebido de usuários do Sistema Único de Saúde . Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6280–6295. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6280-6295

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos