Fatores psicossociais envolvidos na adesão ao tratamento do HIV/AIDS em adultos: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Letícia Falkenbach da Costa
  • Reinaldo de Jesus Medeiros
  • Luciana Medeiros Paungartner
  • Thainá Dias Luft
  • Amanda Paz Santos
  • Tiago Souza Paiva
  • Morgana Thaís Carollo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4990-5005

Palavras-chave:

Vírus da imunodeficiência humana, Síndrome de imunodeficiência adquirida, Adesão à medicação, Impacto psicossocial

Resumo

Objetivo: identificar na literatura os fatores psicossociais envolvidos na adesão ao tratamento do HIV/AIDS em pacientes adultos. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura utilizando as bases de dados SciELO, PubMed e Lilacs e incluídos artigos brasileiros publicados entre 2014 a 2019, seguiu-se a estratégia PICO para identificar os fatores psicossociais associados à adesão ao tratamento do HIV/AIDS em adultos. A busca bibliográfica ocorreu em maio de 2020. Resultados: foram encontrados 118 artigos e após a leitura na íntegra foram selecionados 5 artigos que correspondiam a questão norteadora. Identificou-se os aspectos emocionais, relação social e atenção profissional como influentes fatores psicossociais no processo de adesão ao tratamento medicamentoso do HIV/AIDS em adultos. Conclusões: a representação social do HIV/AIDS está associada a preconceitos culturais que expõe a pessoa a vulnerabilidades emocionais e sociais, afetando sua decisão na adesão terapêutica.

Biografia do Autor

Letícia Falkenbach da Costa

Enfermeira - Residente Multiprofissional em Saúde Comunitária (ULBRA).

Reinaldo de Jesus Medeiros

Enfermeiro no Hospital de Pronto Socorro de Canoas. Pós Graduação em Urgência e Emergência Faculdade Dom Alberto – em andamento.

Luciana Medeiros Paungartner

Enfermeira - Pós Graduação em UTI Geral e Gestão da Assistência Intensiva ao Paciente Crítico – Instituto Faveni – em andamento.

Thainá Dias Luft

Acadêmica de enfermagem do Centro Universitário Ritter Dos Reis (UNIRITTER).

Amanda Paz Santos

Acadêmica de Enfermagem, integrante da Liga da ONG Prematuridade.com (LAOPcom), Voluntária na ONG Prematuridade.com, estagiária do estudo COVIDa no PROADI-SUS/ Hospital Moinhos de Vento (RS), Voluntaria no Curso de Extensão - Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança da PUCRS.

Tiago Souza Paiva

Doutorando em Enfermagem UFRGS. Mestre em Ensino na Saúde UFCSPA. Especialista em Saúde da Família.

Morgana Thaís Carollo Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Falkenbach da Costa , L. ., de Jesus Medeiros , R. ., Medeiros Paungartner , L. ., Dias Luft, T. ., Paz Santos, A. ., Souza Paiva, T. ., & Carollo Fernandes, M. T. . (2021). Fatores psicossociais envolvidos na adesão ao tratamento do HIV/AIDS em adultos: revisão integrativa da literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4990-5005. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4990-5005

Edição

Seção

Artigos Científicos