Gravidez na adolescência e a assistência de enfermagem: uma abordagem sobre os riscos à saúde maternal e neonatal

Autores

  • Mikael Henrique Jesus Batista
  • Dabylla Bezerra Lino
  • Marluce de Sousa da Silva
  • Miquely Dayane Castro Costa
  • Marilene Alves Rocha
  • Tainá Soares Nunes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4978-4989

Palavras-chave:

Gravidez na adolescência, Educação em saúde, Riscos à saúde

Resumo

Objetivo: Abordar os riscos existentes em gestações na adolescência que podem comprometer a saúde materna e neonatal, e o papel do enfermeiro na assistência de enfermagem, visando minimizar tais riscos. Método: A presente pesquisa trata-se de uma revisão sistemática da literatura, de característica exploratória, na qual buscou gerar dados quantitativos e qualitativos das amostras coletadas. Resultado: A análise dos estudos permitiu a sistematização e integração discursiva dos dados em três categorias: a) gravidez na adolescência e a assistência de enfermagem; b) gravidez na adolescência e os riscos à saúde maternal e neonatal; c) gravidez na adolescência e a prevenção dos riscos à saúde da mãe e do recém-nascido. Conclusão: Considerando a importância de reconhecer as questões mais relacionadas à saúde dos adolescentes, é possível concluir que o profissional de saúde, através da assistência de enfermagem, possui um papel fundamental de aconselhamento, educação e tomada de medidas preventivas.

Biografia do Autor

Mikael Henrique Jesus Batista

Enfermeiro do Instituto Federal do Tocantins – Campus Colinas do Tocantins; Especialista em Urgência e Emergência pelo CGESP; Especialista em Terapia Intensiva Geral pelo CGESP; Mestre em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins; Doutorando em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil; Professor do curso de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Dabylla Bezerra Lino

Acadêmica de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Marluce de Sousa da Silva

Acadêmica de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Miquely Dayane Castro Costa

Acadêmica de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Marilene Alves Rocha

Enfermeira do Município de Colinas do Tocantins, Tocantins; Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Brasil; Coordenadora do curso de enfermagem da Faculdade de Colinas do Tocantins – Grupo UNIESP.

Tainá Soares Nunes

Enfermeira do Município de Porto Nacional, Tocantins; Coordenadora da Unidade Mista Portal do Lago, distrito de Luzimangues, Porto Nacional.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Jesus Batista, M. H. ., Bezerra Lino, D. ., de Sousa da Silva, M., Castro Costa, M. D. ., Alves Rocha, M. ., & Soares Nunes, T. . (2021). Gravidez na adolescência e a assistência de enfermagem: uma abordagem sobre os riscos à saúde maternal e neonatal. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4978-4989. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4978-4989

Edição

Seção

Artigos Científicos