Evidências do Tratamento de Eletroacupuntura em Mulheres com Incontinência Urinária de Esforço: Uma revisão integrativa

Autores

  • Patricia Cosentino Carvalho
  • Raphael Neves Barreiros
  • Luana Borges Dutra
  • Ricardo José Oliveira Mouta
  • Thiago Quinellato Louro

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4968-4977

Palavras-chave:

Eletroacupuntura, Incontinência Urinária por Estresse

Resumo

Objetivo: Analisar as evidências do tratamento com eletroacupuntura em mulheres com incontinência urinária de esforço. Métodos: Revisão bibliográfica integrativa utilizando artigos científicos indexados nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SciELO e PUBMED através dos descritores: "eletroacupuncture" e "stress urinary incontinence" constantes nos Descritores em Ciências da Saúde e o operador booleano AND. Os artigos obtidos foram os publicados entre 2009 e 2019. O estudo foi executado de maio a junho de 2019. Resultados: Foram encontrados 20 artigos no total nas bases de dados, restando 5 artigos para leitura na íntegra, sendo incluídos somente 3 que tinham relação direta com o tema. Constatou-se que o tratamento da incontinência urinária com a eletroacupuntura parece ser válido, principalmente nos casos mais leves, com menores quantidades de perdas da urina. Entretanto, devido poucos estudos, ainda não está bem definido um protocolo dos pontos de acupuntura assim como dos parâmetros da eletroacupuntura.

Biografia do Autor

Patricia Cosentino Carvalho

Fisioterapeuta Pélvica no HESFA/UFRJ, Mestre em Educação Física (UFRJ) Pós graduada em Acupuntura (UNIBAHIA) e em Biomecânica (UFRJ).

Raphael Neves Barreiros

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Pós Graduado em Acupuntura (UNIBAHIA).

Luana Borges Dutra

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Pós Graduada em Acupuntura (UNIBAHIA).

Ricardo José Oliveira Mouta

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Faculdade do Departamento Materno Infantil da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Thiago Quinellato Louro

Enfermeiro, Pós Doutor em Enfermagem, Doutor em Ciências – PPGENFBIO/UNIRIO. Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem do Instituto de Humanidades em Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa e Experimentação para o Ensino e Cuidado em Enfermagem – L@PETECEnf / UFF.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Cosentino Carvalho, P. ., Neves Barreiros, R. ., Borges Dutra, L. ., Oliveira Mouta, R. J. ., & Quinellato Louro, T. . (2021). Evidências do Tratamento de Eletroacupuntura em Mulheres com Incontinência Urinária de Esforço: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4968-4977. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4968-4977

Edição

Seção

Artigos Científicos