Desafios e potencialidade da atuação da equipe multiprofissional na atenção primária em saúde

Autores

  • Suellen Cristinne Macedo de Sá
  • Evenly Arlinda Costa dos Santos
  • Nathália Brito da Silva
  • Brenda Stefany de Campos Chaves
  • Soanne Chyara Soares Lira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4918-4929

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Profissional da Saúde, Equipe Multiprofissional

Resumo

Objetivo: Descrever a percepção da equipe multiprofissional do Núcleo de Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) sobre sua atuação. Método: Estudo qualitativo, observacional, analítico, realizado com 32 profissionais de 11 equipes do NASF-AB de Belém (PA). Foi realizada entrevista semiestruturada que versava sobre a atuação, atribuições, barreiras, potencialidades da equipe multiprofissional. Os dados foram analisados pelo software ALCEST. Resultados: Foram identificadas 3 classes: “dificuldades e barreiras” como a precariedade de recursos, falta de segurança, pouca capacitação; “potencialidades”, primordialmente o trabalho multiprofissional; e, “atuação da equipe” na prevenção e promoção à saúde. Conclusão: Embora os profissionais do NASF-AB reconheçam as potencialidades da atuação da equipe multidisciplinar e que o trabalho esteja em sua maioria pautado na prevenção e promoção à saúde as barreiras sempre se fazem presentes, dificultando a sua plena atuação na atenção primária em saúde.

Biografia do Autor

Suellen Cristinne Macedo de Sá

Fisioterapeuta e pós-graduanda em Musculação Terapêutica e Fisiologia do Exercício. Centro Universitário do Estado do Pará, Curso de Fisioterapia.

Evenly Arlinda Costa dos Santos

Fisioterapeuta e pós-graduada em Fisioterapia hospitalar e Gestão Hospitalar e dos Serviços de Saúde. Centro Universitário do Estado do Pará, Curso de Fisioterapia.

Nathália Brito da Silva

Fisioterapeuta e pós-graduanda em Fisioterapia em Traumatologia, Ortopedia e Desportiva. Centro Universitário do Estado do Pará, Curso de Fisioterapia.

Brenda Stefany de Campos Chaves

Fisioterapeuta Residente em Neurologia e pós-graduanda em Fisioterapia em Terapia Intensiva. Centro Universitário do Estado do Pará, Curso de Fisioterapia.

Soanne Chyara Soares Lira

Fisioterapeuta e Mestre em Neurociências e Biologia Celular. Centro Universitário do Estado do Pará, Curso de Fisioterapia; Universidade Estadual do Pará, Curso de Fisioterapia.; Universidade Estadual do Pará, Curso de Fisioterapia.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Macedo de Sá, S. C. ., Costa dos Santos, E. A. ., Brito da Silva, N. ., de Campos Chaves , B. S., & Soares Lira, S. C. . (2021). Desafios e potencialidade da atuação da equipe multiprofissional na atenção primária em saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4918-4929. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4918-4929

Edição

Seção

Artigos Científicos