Experiências e desafios da formação médica durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami
  • Ana Carolina Tomazoni
  • Camila Natália Vanin
  • Fernanda Gonçalves Souza
  • Isabella Pasqualotto
  • Marina Bernardes Gattas

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4906-4917

Palavras-chave:

Infecções por coronaví­rus, Educação, Medicina

Resumo

Objetivo: relatar a experiência e os desafios dos estudantes de medicina do primeiro semestre da formação médica durante a pandemia da COVID-19. Método: Relato de experiência e desafios da graduação médica durante a pandemia do novo coronaví­rus em uma instituição de ensino superior privada, no perí­odo de março a julho de 2020. Resultados: O Centro Universitário (UNIVAG) estabeleceu medidas para o enfrentamento da COVID-19, adotando a Educação Domiciliar Emergencial. Essa experiência demonstrou grande capacidade adaptativa dos envolvidos nos processos de aprendizagem dos conteúdos teóricos, bem como atitudes mais criativas dos alunos e a inclusão de outras metodologias ativas no plano de ensino do Programa de Interação Comunitária a fim de aproximar o aluno da realidade. Conclusão: Diante deste cenário, a adaptação para a utilização de tecnologias disponí­veis foi um desafio, porém essencial para agregar conhecimento aos graduandos de medicina e continuar o ano letivo.

Biografia do Autor

Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

Mestre em Enfermagem. Especialista em Vigilância em Saúde.Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Professora de Ensino Superior do Centro Universitário UNIVAG no curso de medicina e enfermagem.

Ana Carolina Tomazoni

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário - UNIVAG.

Camila Natália Vanin

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário - UNIVAG.

Fernanda Gonçalves Souza

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário - UNIVAG.

Isabella Pasqualotto

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário - UNIVAG.

Marina Bernardes Gattas

Acadêmica de Medicina do Centro Universitário - UNIVAG.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

da Silva Alexandre Kawakami , R. M. ., Tomazoni, A. C. ., Vanin, C. N. ., Gonçalves Souza, F. ., Pasqualotto, I. ., & Bernardes Gattas, M. . (2021). Experiências e desafios da formação médica durante a pandemia da COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4906–4917. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4906-4917

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos