Perfil de idosos com estomias em uma região de Minas Gerais

Autores

  • Juliano Teixeira Moraes
  • Itaricely Istolé Castro de Assis
  • Victória Corrêa Nunes
  • Rafaela das Graças Santiago Faria
  • Mariella Oliveira Rodrigues
  • Luis Rafael Leite Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4864-4875

Palavras-chave:

Estomia, Idoso, Perfil de Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil de pessoas idosas com estomias de uma microrregião de saúde do Centro-Oeste mineiro. Método: Estudo descritivo, transversal e documental realizado por meio da análise de prontuários utilizados para cadastro de pessoas com estomias. Resultados: A amostra foi composta por 85 idosos, com idade média de 73 anos, prevalência do sexo feminino (55,3%), casados (55,3%), ensino fundamental completo ou não (78,8%); 75,3% eram aposentados e com renda de até dois salários mínimos (87%). Observou-se predominância do tipo colostomia (72,9%) em caráter definitivo (76,5%), por câncer (84,7%) e confeccionada há mais de 3 anos (57%). Tendo como dependência total ou parcial (49,4%) para a realização do autocuidado cotidiano. Conclusão: Observou-se que os idosos com estomias de um SASPO de uma microrregião de saúde do Centro Oeste Mineiro eram, em sua maioria, do sexo feminino, casados, com baixo grau de instrução, aposentados e com renda igual a dois salários mínimos, com predominância de estomia do tipo colostomia, definitiva, por câncer e confeccionada há mais de 3 anos. Foi possível conhecer o perfil dos idosos que convivem com a estomia, contribuindo para que os profissionais de saúde possam planejar sua assistência buscando proporcionar melhor qualidade de vida aos idosos com estomia.

Biografia do Autor

Juliano Teixeira Moraes

Enfermeiro Estomaterapeuta, Doutor. Professor Adjunto do Curso de Enfermagem – Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Centro Oeste, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Itaricely Istolé Castro de Assis

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Centro Oeste, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Victória Corrêa Nunes

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei -– Campus Centro Oeste, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Rafaela das Graças Santiago Faria

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de São João del-Rei – Campus Centro Oeste, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Mariella Oliveira Rodrigues

Enfermeira da Estratégia da Saúde da Família da cidade de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Luis Rafael Leite Sampaio

Enfermeiro Estomaterapeuta, Doutor. Universidade Regional do Cariri, Ceará, Brasil.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Teixeira Moraes , J. ., Istolé Castro de Assis , I. ., Corrêa Nunes , V. ., das Graças Santiago Faria , R. ., Oliveira Rodrigues , M. ., & Leite Sampaio , L. R. . (2021). Perfil de idosos com estomias em uma região de Minas Gerais. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4864-4875. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4864-4875

Edição

Seção

Artigos Científicos