Dimensionamento como dispositivo de fortalecimento e consolidação da Estratégia de Saúde da Família no município Campinas

Autores

  • Elisabet Pereira Lelo Nascimento
  • Chaúla Vizelli
  • Renata Cauzzo Zingra Mariano
  • Talita Carlos Rodrigues Romano

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4828-4837

Palavras-chave:

Dimensionamento, Saúde Pública, Estratégia Saúde da Família, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo a reelaboração do dimensionamento a partir da revisão da adstrição da clientela por Unidade Básica de Saúde, por faixa etária e sexo, e a definição da população que deveria ser assistida em cada um desses serviços. Método: Para a realização do estudo realizou-se reuniões sistemáticas com coordenadores das áreas técnicas do Departamento de Saúde, apoiadores distritais, gerentes das Unidades Básicas de Saúde e trabalhadores do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Resultados: O estudo foi desenvolvido na dimensão qualitativa, com a descrição dos processos de trabalho e da carteira de serviços, e ainda quantitativa, em que apresentamos os cálculos por categoria profissional. Conclusão: Permitiu novos encontros e novas possibilidades de transformação a partir de uma análise situacional, havendo adequação da adstrição de usuários e definição de alocação dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde e nas equipes de Saúde da Família.

Biografia do Autor

Elisabet Pereira Lelo Nascimento

Enfermeira Sanitarista, Mestre em Enfermagem, Doutora em Saúde Coletiva. Apoio Técnico Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Chaúla Vizelli

Enfermeira Especialista em Gestão em Saúde da Família e Gestão da Clínica Preceptoria. Apoiadora Distrito de Saúde Norte/Departamento de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Renata Cauzzo Zingra Mariano

Enfermeira Especialista Gestão em Serviços de Saúde. Coordenadora da área da Enfermagem Departamento de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Talita Carlos Rodrigues Romano

Enfermeira Especializanda em Saúde Pública. Apoiadora Distrito de Saúde Sudoeste/Departamento de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Pereira Lelo Nascimento, E. ., Vizelli, C. ., Cauzzo Zingra Mariano, R. ., & Rodrigues Romano, T. C. . (2021). Dimensionamento como dispositivo de fortalecimento e consolidação da Estratégia de Saúde da Família no município Campinas. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4828-4837. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4828-4837

Edição

Seção

Artigos Científicos