Puericultura na atenção primária a saúde: problemas evidenciados pelos enfermeiros

Autores

  • Geovanna Renaissa Ferreira Caldas
  • Ana Paula Agostinho Alencar
  • Cicero Rafael Lopes da Silva
  • Maria do Socorro Santos de Oliveira
  • Édylla Monteiro Grangeiro Silva
  • Petrúcya Frazão Lira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4784-4797

Palavras-chave:

Enfermagem, Puericultura, Atenção Primária í  Saúde

Resumo

Objetivou-se evidenciar os principais problemas identificados pelo enfermeiro durante a consulta de puericultura na atenção primária a saúde. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com metassí­ntese, com utilização do protocolo PRISMA para identificação da busca e seleção dos documentos. Realizou-se buscas na SciELO e LILACS, apresentando 61 documentos. Após critérios de inclusão: artigos disponí­veis gratuitamente, publicados entre 2015 a 2020, em lí­ngua portuguesa, inglesa ou espanhola e exclusão: não apresentassem a tematica central da pesquisa, repetitivos, dissertações, teses e resumos, resultando em um total de 10 artigos. Os problemas identificados durante a puericultura seguiam a mesma linha, destacando-se problemas respiratórios, nutricionais, gastrintestinais e dermatológicos. Foi possí­vel analisar a importância da realização da puericultura pelo profissional de enfermagem, utilizando de práticas de vigilância, atenção, escuta qualificada, criação de ví­nculo, estabelecimento de confiança, percepção de vulnerabilidades e acompanhamento constante, para que então, possa identificar necessidades e problemas que acometem as crianças.

Biografia do Autor

Geovanna Renaissa Ferreira Caldas

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UNIJUAZEIRO).

Ana Paula Agostinho Alencar

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Gestão na Atenção í  Saúde e Qualidade no cuidado e segurança do paciente, Pesquisadora do grupo clí­nica, cuidado e gestão em saúde GPCLIN da Universidade Regional do Cariri (URCA), Coordenadora de estágio do Curso Vigilância em Saúde da escola Técnica do SUS–ETSUS, Enfermeira assistencial.

Cicero Rafael Lopes da Silva

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica, Pós graduando em Docência do Ensino Superior - UNIJUAZEIRO e em Gerontologia e saúde do idoso - FAVENI, Docente da graduação em Enfermagem - UNIJUAZEIRO.

Maria do Socorro Santos de Oliveira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica, Docente de Enfermagem - UNIJUAZEIRO.

Édylla Monteiro Grangeiro Silva

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva com ênfase na Estratégia Saúde da Famí­lia, Preceptora do Curso de Enfermagem da UNIJUAZEIRO.

Petrúcya Frazão Lira

Enfermeira. Mestre em Ciências da Educação, Especialista em Gestão de Redes, Docente da UNIJUAZEIRO, Coordenadora da Escola Técnica do SUS Dr. Antonio Marchet Callou.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Ferreira Caldas, G. R. ., Agostinho Alencar, A. P. ., Lopes da Silva, C. R. ., do Socorro Santos de Oliveira, M. ., Monteiro Grangeiro Silva, Édylla ., & Frazão Lira, P. (2021). Puericultura na atenção primária a saúde: problemas evidenciados pelos enfermeiros. Saúde Coletiva (Barueri), 11(61), 4784–4797. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i61p4784-4797

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos