Enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem: perfil profissional

Autores

  • Valnice de Oliveira Nogueira
  • Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p957-962

Palavras-chave:

Enfermagem, Papel do Profissional de Enfermagem, Recursos Humanos de Enfermagem

Resumo

Objetiva-se identificar o perfil dos enfermeiros coordenadores de Cursos de Graduação de Enfermagem do Estado de São Paulo e refletir sobre o papel exercido por estes. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada entre os meses de agosto e novembro de 2014 com 44 sujeitos por meio de um questionário. Os coordenadores de Cursos de Graduação em Enfermagem que participaram do estudo atuam majoritariamente em instituições privadas, são jovens mulheres, a maior parte com a pós-graduação stricto senso, e poucas com preparo pedagógico. Do total, 54,5% possuí­am tempo de coordenação de até 5 anos e 59,1% tem só um emprego. Conclui-se que este perfil possibilita identificar o retrato desses profissionais; pode ser uma via de sucesso para a solidificação da categoria e para intermediar a qualidade do curso que são responsáveis.

Biografia do Autor

Valnice de Oliveira Nogueira

Enfermira. Doutora em Ciências. Membro do grupo de Estudos e Pesquisas em Administração em Saúde e Gerenciamento de Enfermagem (GEPAG) da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/UNIFESP). SP, Brasil. Autor correspondente.

Isabel Cristina Kowal Olm Cunha

Enfermeira. Professora Associada, Livre-docente e Lí­der do GEPAG da EPE/UNIFESP. SP, Brasil..

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

de Oliveira Nogueira, V. ., & Kowal Olm Cunha, I. C. . (2021). Enfermeiros coordenadores de cursos de graduação em enfermagem: perfil profissional. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 957–962. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p957-962

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos