Óbices de profissionalização para atuação na Rede Cegonha

Autores

  • Francisca das Chagas Gaspar Rocha
  • Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida
  • Rosimeire Ferreira dos Santos
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins
  • Carmen Viana Ramos
  • Eliana Campêlo Lago

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p933-937

Palavras-chave:

Pessoal de Saúde, Estratégia Saúde da Famí­lia, Cuidado Pré-natal

Resumo

O objetivo do estudo foi escrever a formação dos profissionais de saúde que atuam na Estratégia Saúde da Famí­lia na implementação da Rede Cegonha em São Luí­s, MA. Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 57 profissionais. Realizaram-se entrevistas por meio de um roteiro semiestruturado e analisadas pelo método do Discurso do sujeito Coletivo. Os resultados são apresentados em três ideias centrais para cada uma das três questões semiestruturadas. Conclui-se que as ações de educação em saúde promovem o diálogo do serviço com a gestão e a comunidade e possibilita encontrar os nós crí­ticos da assistência ao pré-natal favorecendo as ações da Rede Cegonha.

Biografia do Autor

Francisca das Chagas Gaspar Rocha

Enfermeira. Mestranda em Saúde da Famí­lia do Centro Universitário UNINOVAFAPI. PI, Brasil.

Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Docente Titular do Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia do Centro Universitário UNINOVAFAPI. PI, Brasil.

Rosimeire Ferreira dos Santos

Farmacêutica. Doutora. Docente do Departamento de Bioquí­mica e Farmacologia da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Nutricionista. Doutora. Docente da Universidade Federal do Piauí­ (UFPI). PI, Brasil.

Carmen Viana Ramos

Nutricionista. Doutora em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz. Docente do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Nutricionista da Maternidade Dona Evangelina Rosa. PI, Brasil.

Eliana Campêlo Lago

Enfermeira. Doutora. Centro Universitário UNINOVAFAPI e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). MA, Brasil. Autor correspondente.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

das Chagas Gaspar Rocha, F. ., Pinheiro Landim Almeida, C. A. ., Ferreira dos Santos, R. ., do Carmo de Carvalho e Martins, M. ., Viana Ramos, C. ., & Campêlo Lago, E. . (2021). Óbices de profissionalização para atuação na Rede Cegonha. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 933–937. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p933-937

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos