Práticas de educação permanente em saúde do trabalhador: revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p927-932Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Enfermagem do Trabalho, Educação PermanenteResumo
Objetiva-se analisar as vivências e estratégias de educação permanente em saúde do trabalhador descritas em produções científicas da área da saúde dos últimos dez anos. Revisão integrativa da literatura, realizada no período de 2006 a 2016, com pesquisa nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO. Entre as produções científicas encontradas, oito artigos foram selecionados e analisados. A partir das unidades de significação, emergiram duas categorias: Estratégias e Vivências de educação permanente utilizadas. Nas estratégias de educação permanente utilizadas, pode-se perceber que a falta de conhecimentos científicos e técnicos são causas importantes que dificultam o processo de trabalho, sendo esta voltada para o coletivo, e sempre buscando a transmissão de conhecimentos. Já nas vivências são trabalhadas as orientações voltadas para os riscos ergonômicos, com auxílio dos profissionais.