Práticas de educação permanente em saúde do trabalhador: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Ellen Silva da Anunciação
  • Cristiane Helena Gallasch
  • Magda Guimarães de Araujo Faria
  • Eugenio Fuentes Pérez Júnior
  • Priscila Cristina da Silva Thiengo
  • Luciana Valadão Alves Kebian

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p927-932

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Enfermagem do Trabalho, Educação Permanente

Resumo

Objetiva-se analisar as vivências e estratégias de educação permanente em saúde do trabalhador descritas em produções cientí­ficas da área da saúde dos últimos dez anos. Revisão integrativa da literatura, realizada no perí­odo de 2006 a 2016, com pesquisa nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE e SCIELO. Entre as produções cientí­ficas encontradas, oito artigos foram selecionados e analisados. A partir das unidades de significação, emergiram duas categorias: Estratégias e Vivências de educação permanente utilizadas. Nas estratégias de educação permanente utilizadas, pode-se perceber que a falta de conhecimentos cientí­ficos e técnicos são causas importantes que dificultam o processo de trabalho, sendo esta voltada para o coletivo, e sempre buscando a transmissão de conhecimentos. Já nas vivências são trabalhadas as orientações voltadas para os riscos ergonômicos, com auxí­lio dos profissionais.

Biografia do Autor

Ellen Silva da Anunciação

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Cristiane Helena Gallasch

Enfermeira. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Magda Guimarães de Araujo Faria

Enfermeira. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Eugenio Fuentes Pérez Júnior

Enfermeiro. Professor Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Priscila Cristina da Silva Thiengo

Enfermeira. Professora Assistente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Luciana Valadão Alves Kebian

Enfermeira. Professora do Instituto Federal de Tecnologia. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Silva da Anunciação, E. ., Gallasch, C. H. ., Guimarães de Araujo Faria, M. ., Fuentes Pérez Júnior, E. ., da Silva Thiengo, P. C. ., & Valadão Alves Kebian, L. . (2021). Práticas de educação permanente em saúde do trabalhador: revisão integrativa de literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 927–932. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p927-932

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos