Pesquisa e interface na promoção da saúde global da juventude Portugal/Brasil

Autores

  • Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim
  • Geraldo Bezerra da Silva Junior
  • Márcia Lúcia Sousa Dias Alves
  • Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo
  • John Miguel Costa Varela

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p913-920

Palavras-chave:

Risco Suicidário, Depressão, Estudantes

Resumo

Desenvolveu-se um estudo transversal e inferencial, cujo objetivo visa avaliar o ní­vel de risco suicidário e de depressão de estudantes, de 12 a 18 anos, na Região autónoma da Madeira, Portugal. A amostra representativa é composta por 1557 adolescentes com idade média de 15,2. Os instrumentos de medida selecionados foram a Escala de Risco Suicidário de Stork e a Escala de Depressão de Zung. A maioria dos jovens não apresenta risco suicidário (67,7%), nem depressão (81,5%). No entanto, 16,8% dos jovens devem ser objeto de preocupação quanto ao suicí­dio, dado que 10,1% revelam risco fraco, 4,0% mostraram importante risco suicidário e 2,7% risco suicidário extremamente importante. Estudar o risco suicidário e a depressão é um desafio para uma pesquisa futura nos estudantes universitários comparando Portugal e Brasil, visando o desenvolvimento de programas estratégicos de promoção da saúde mental dos jovens e implementação de polí­ticas sociais e educacionais que previnam estas perturbações mentais.

Biografia do Autor

Maria Helena de Agrela Gonçalves Jardim

Enfermeira. Doutora em Psicologia e Ciências da Saúde. Pesquisadora Visitante CAPES/FUNCAP na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Brasil. Prof.ª Coordenadora da Escola Superior de Saúde, Universidade da Madeira, PT.

Geraldo Bezerra da Silva Junior

Doutor em Ciências Médicas. Coordenador das Pós-Graduações em Saúde Coletiva da UNIFOR. CE, Brasil.

Márcia Lúcia Sousa Dias Alves

Enfermeira no Hospital Dr. Nélio Mendonça em Madeira, Portugal. Doutora em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, PT.

Maria Regina Teixeira Ferreira Capelo

Doutora em Ciências do Trabalho. Mestre em Educação. Professora do Ensino Básico. Direção Regional da Educação Região Autónoma da Madeira, PT.

John Miguel Costa Varela

Mestre em Famí­lias e Sistemas Sociais no Instituto Superior Miguel Torga Coimbra, Portugal. Professor em Ensino da Geografia e em Estudos Ambientais. Regional de Educação da Região Autónoma da Madeira, PT.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

de Agrela Gonçalves Jardim , M. H. ., Bezerra da Silva Junior, G. ., Sousa Dias Alves, M. L. ., Teixeira Ferreira Capelo, M. R. ., & Costa Varela, J. M. . (2021). Pesquisa e interface na promoção da saúde global da juventude Portugal/Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 913–920. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p913-920

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos