Práticas de cuidados dos enfermeiros e seus desafios na prevenção do pé diabético na saúde da famí­lia

Autores

  • Claúdia da Silva Medeiros
  • Juliana Roza Dias
  • Claudia Maria Messias
  • Halene Cristina Dias de Armada e Silva
  • Maria Regina Bernardo da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p906-912

Palavras-chave:

Pé Diabético, Estratégia de Saúde da Famí­lia, Cuidados de Enfermagem

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar na literatura cientí­fica brasileira os espaços de práticas de cuidado do Enfermeiro e seus desafios na Estratégia de Saúde da Famí­lia acerca da prevenção do pé diabético. Tratou-se de uma revisão integrativa de literatura. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho a agosto de 2018. Foram consultadas as seguintes bases de dados eletrônicos: LILACS, BDENF e SCIELO. A amostra constituiu-se de sete artigos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Por meio da análise temática dos estudos, emergiram dois eixos temáticos: Os desafios da prática do Enfermeiro na consulta de enfermagem acerca da prevenção do pé diabético e A educação em saúde: espaço de compartilhamento de saberes e cuidado na prevenção do pé diabético. Conclui-se que este estudo poderá contribuir para o conhecimento de alguns fatores preventivos do pé diabético e sensibilizarão os enfermeiros, especialmente aqueles que atuam na Estratégia de Saúde da Famí­lia para uma avaliação sistematizada dos pés das pessoas com diabetes.

Biografia do Autor

Claúdia da Silva Medeiros

Enfermeira. Mestre em Saúde da Famí­lia. RJ, Brasil.

Juliana Roza Dias

Enfermeira. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Substituta do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). RJ, Brasil. 

Claudia Maria Messias

Enfermeira. Doutora em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). RJ, Brasil. Autor correspondente.

Halene Cristina Dias de Armada e Silva

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Docente da Universidade Castelo

Maria Regina Bernardo da Silva

Enfermeira. Mestre em Saúde da Famí­lia. Docente da Universidade Castelo Branco. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

da Silva Medeiros , C. ., Roza Dias , J. ., Messias, C. M. ., Dias de Armada e Silva, H. C. ., & Bernardo da Silva, M. R. . (2021). Práticas de cuidados dos enfermeiros e seus desafios na prevenção do pé diabético na saúde da famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 906–912. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p906-912

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos