Segurança do paciente ao realizar ressonância magnética de abdome total

Autores

  • Greicy Ventura
  • Chennyfer Dobbins Abi Rached
  • Marcia Cristina Zago Novaretti
  • Marcia de Mello Costa de Liberal

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p879-883

Palavras-chave:

Espectroscopia de Ressonância Magnética, Segurança do Paciente, Enfermagem

Resumo

O objetivo principal deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada pela equipe de Enfermagem do serviço de Ressonância Magnética com foco no reconhecimento dos principais riscos acometidos ao paciente que realiza ressonância magnética de abdome total. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. A vivência no perí­odo de janeiro a julho de 2018. A principal preocupação é quanto a segurança do paciente no aspecto da administração de medicamentos por via endovenosa, aplicação do contraste e posicionamento do paciente e ansiedade do mesmo. Assim, o paciente submetido a este tipo de exame está exposto a riscos fí­sicos, mecânicos, quí­micos, biológicos e psicológicos. Observou-se que a capacitação profissional e o gerenciamento adequado da equipe de enfermagem possibilitam uma assistência de maior qualidade contribuindo para uma melhor segurança do paciente na realização desses exames.

Biografia do Autor

Greicy Ventura

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Radiologia e Imaginologia. Unimed Grande Florianópolis. SC, Brasil.

Chennyfer Dobbins Abi Rached

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão em Sistemas de Saúde na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). SP, Brasil. Autor correspondente.

Marcia Cristina Zago Novaretti

Médica. Doutora em Medicina. Diretora do do Programa de Pós-Graduação em Gestão em Sistemas de Saúde na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). SP, Brasil.

Marcia de Mello Costa de Liberal

Doutora em Sociologia Econômica e das Organizações. Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Ventura, G. ., Dobbins Abi Rached, C. ., Zago Novaretti, M. C. ., & de Mello Costa de Liberal, M. . (2021). Segurança do paciente ao realizar ressonância magnética de abdome total. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 879–883. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p879-883

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos