Terceira idade e medicação: compreensão da terapêutica medicamentosa por idosos não alfabetizados

Autores

  • Juliane Batista da Silva
  • Claudia Moreira de Lima
  • Jefferson Tennesse da Silva Vicente
  • Grasiela Cristina Silva Botelho Silvestre
  • Sue Ellen Ferreira Modesto Rey de Figueiredo
  • Laí­za Strinta Castelli

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p869-873

Palavras-chave:

Idoso, Medicamentos, Analfabetismo

Resumo

Objetiva-se identificar as estratégias utilizadas por idosos não alfabetizados na utilização de medicamentos de uso diário. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, realizada em um Centro de Convivência para Idosos durante o mês de setembro de 2014, com uma amostra de 10 idosos. A memorização, separação, contagem dos dias e identificação das embalagens foi evidenciada como estratégia frente a utilização dos medicamentos pelos idosos. Salienta-se a importância do conhecimento das estratégias apresentadas, afim de contribuir na qualidade de vida do idoso. Conclui-se que é mister desenvolver estratégias que possibilitem a autonomia para a correta utilização da terapêutica medicamentosa por este grupo etário atuar na promoção da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Juliane Batista da Silva

Enfermeira Assistencial do Hospital e Maternidade Nova Olí­mpia. MT, Brasil.

Claudia Moreira de Lima

Enfermeira. Mestranda no Programa Ambiente e Saúde pela Universidade de Cuiabá (UNIC). MT, Brasil. Autor correspondente.

Jefferson Tennesse da Silva Vicente

Enfermeiro. Mestrando no Programa Ambiente e Saúde pela Universidade de Cuiabá (UNIC). MT, Brasil.

Grasiela Cristina Silva Botelho Silvestre

Enfermeira. Mestre em Ambiente e Saúde. MT, Brasil.

Sue Ellen Ferreira Modesto Rey de Figueiredo

Psicóloga. Doutora em Oncologia. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Saúde da Universidade de Cuiabá (UNIC). MT, Brasil.

Laí­za Strinta Castelli

Enfermeira. Mestranda no Programa Ambiente e Saúde pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Docente Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Diamantino. MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Batista da Silva, J. ., Moreira de Lima, C. ., Tennesse da Silva Vicente, J. ., Silva Botelho Silvestre, G. C. ., Ferreira Modesto Rey de Figueiredo, S. E. ., & Strinta Castelli, L. . (2021). Terceira idade e medicação: compreensão da terapêutica medicamentosa por idosos não alfabetizados. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 869–873. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p869-873

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos