Diagnóstico e intervenção em educação sexual e reprodutiva com adolescentes em situação de vulnerabilidade

Autores

  • Graziela Barbosa Freitas Scoralick
  • Donizete Vago Daher
  • Magda Guimarães de Araujo Faria
  • Irma da Silva Brito
  • Fabiana Ferreira Koopmans
  • Hermes Candido de Paula

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p862-868

Palavras-chave:

Educação Sexual, Adolescente, Enfermagem em Saúde Pública

Resumo

Este estudo teve como objetivo apresentar o diagnóstico social e epidemiológico de uma população de adolescentes, baseado nas fases 01 e 02 do modelo PRECEDE – PROCEED. Trata–se de uma pesquisa quanti-qualitativa do tipo pesquisa–ação participativa que teve como método o Modelo PRECEDE – PROCEED. São apresentadas e discutidas as duas primeiras etapas do método. Os resultados demonstraram que as adolescentes correspondem a 14,47% da população, que a incidência de pobreza é considerável, que existe acesso aos serviços de saúde e educação locais, apesar de uma incidência de gravidez na adolescência de 17,54% e que as doenças sexualmente transmissí­veis mais notificadas em adolescentes são gardnerella e sí­filis adquirida. Concluiu–se que as análises apresentadas corroboram para a necessidade de discussão dos diagnósticos que permeiam a vivência dos adolescentes, contribuindo para planejamento de ações envolvendo os setores saúde e educação em prol da saúde sexual e reprodutiva dos adolescentes, reconhecendo as vulnerabilidades existentes.

Biografia do Autor

Graziela Barbosa Freitas Scoralick

Enfermeira. Enfermeira da Estratégia Saúde da Famí­lia no municí­pio de Paraí­ba do Sul – RJ. Mestranda do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil. Autor correspondente

Donizete Vago Daher

Enfermeira. Doutora pela Faculdade de Enfermagem da UERJ e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra – Portugal. Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Magda Guimarães de Araujo Faria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). RJ, Brasil.

Irma da Silva Brito

Enfermeira. Professora Adjunta e Doutora em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Coimbra, Portugal.

Fabiana Ferreira Koopmans

Enfermeira. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Centro Universitário Augusto Motta. Mestre em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz. Doutoranda em Ciência do Cuidado em Saúde, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). RJ, Brasil.

Hermes Candido de Paula

Enfermeira. Mestre em Saúde da Famí­lia Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Barbosa Freitas Scoralick, G. ., Vago Daher, D. ., Guimarães de Araujo Faria, M. ., da Silva Brito, I. ., Ferreira Koopmans, F. ., & Candido de Paula , H. . (2021). Diagnóstico e intervenção em educação sexual e reprodutiva com adolescentes em situação de vulnerabilidade. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 862–868. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p862-868

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos