Toque retal: significados atribuí­dos por homens

Autores

  • Cacilda Barbosa Venâncio
  • Adriana Luiz Sartoreto Mafra
  • Edirlei Machado dos Santos
  • Cláudia Bernardi Cesarino
  • Larissa Barcelos da Silva
  • Carmem Costa Martin

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p857-861

Palavras-chave:

Câncer de Próstata, Saúde do Homem, Identidade de Gênero e Saúde

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar o significado do toque retal para homens na faixa etária de 20 a 60 anos. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório que se empregou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados utilizou-se da técnica de Análise de Conteúdo Temática. Foram realizadas 14 entrevistas no perí­odo compreendido entre julho a agosto. A análise dos dados permitiu construir duas categorias temáticas: Reconhecimento da importância do toque retal e Estereótipos do toque retal. Os resultados apontam para a necessidade de fortalecimento de ações/práticas educativas com o intuito de possibilitar a desconstrução de elementos que contribuam de forma negativa í  presença do homem nos serviços de saúde de modo geral, em particular acerca da atenção que permeia as ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Biografia do Autor

Cacilda Barbosa Venâncio

Acadêmica do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC). SP, Brasil.

Adriana Luiz Sartoreto Mafra

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC). SP, Brasil. Autor correspondente.

Edirlei Machado dos Santos

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado em Enfermagem) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). MS, Brasil.

Cláudia Bernardi Cesarino

Enfermeira. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Geral da Faculdade de Medicina de São Jose do Rio Preto (FAMERP). SP, Brasil.

Larissa Barcelos da Silva

Enfermeira. Doutora em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste. Docente da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado em Enfermagem) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). MS, Brasil.

Carmem Costa Martin

Enfermeira. Mestre em Ciências Ambientais. Professora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário de Santa Fé do Sul – UNIFUNEC, Santa Fé do Sul (UNIFUNEC). SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

Barbosa Venâncio, C. ., Sartoreto Mafra, A. L. ., Machado dos Santos, E. ., Bernardi Cesarino, C. ., Barcelos da Silva, L. ., & Costa Martin, C. . (2021). Toque retal: significados atribuí­dos por homens. Saúde Coletiva (Barueri), 8(45), 857–861. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2018v8i45p857-861

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos