Dermatoses fúngicas na atenção básica de saúde

Autores

  • Eilzo Ferreira Brasileiro FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAíBA

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6128-6137

Palavras-chave:

Dermatoses, Doenças por Fungos, Atenção Básica de Saúde

Resumo

As dermatoses fúngicas são infecções que ocorrem na pele ocasionada por fungos.Ademais, existem diversas infecções fúngicas, entretanto, no âmbito da atenção básica de saúde apresentam-se quatro patologias prevalentes: Malassezia. Candidí­ase, infecções por dermatófitos e reações dermatofí­ticas. O presente estudo teve como objetivo geral analisar como é realizado o tratamento de dermatoses fúngicas na atenção básica de saúde. Dessa forma, foi realizada a revisão bibliográfica privilegiando a análise do conteúdo de diversos artigos com resultados evidentes na literatura abarcando as bases de dados COCHRANE (Cochrane Libraly), PUBMED que contém a Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (Medline), SCOPUS, Web of Science e Scielo. Conclui-se que conhecimento das dermatoses fúngicas permite um diagnóstico mais preciso e um tratamento mais adequado. Além de apontar as práticas na atenção básica relacionadas í  dermatologia, este apanhado buscou esclarecer sobre as dermatoses fúngicas para que os profissionais interessados aprofundem seus conhecimentos.

Biografia do Autor

Eilzo Ferreira Brasileiro, FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA PARAíBA

Graduação em Medicina (FCM/PB). Especialização em PSF (FIPE/PB). Médico Residente (R2) em Medicina da Famí­lia e Comunidade. Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa / Faculdade de Ciências Médicas da Paraí­ba (FCM).

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Ferreira Brasileiro, E. . (2021). Dermatoses fúngicas na atenção básica de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 11(65), 6128–6137. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i65p6128-6137

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos