Perfil sociodemográfico de notificação de acidentes de trabalho com material biológico

Autores

  • Patrícia Dias Barreto Marinho
  • Cristina Lavoyer Escudeiro

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4704-4713

Palavras-chave:

Enfermagem, Notificação de Acidentes de Trabalho, Exposição Ocupacional, Risco por Agentes Biológicos, Sistemas de Informação em Saúde

Resumo

Objetivo: Descrever o perfil sociodemográfico dos acidentados com material biológico no município de Araruama. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho descritivo e abordagem quantitativa. Delimita-se como cenário do estudo o Programa de Saúde do Trabalhador Municipal, setor que recebe todas as notificações de acidente com material biológico, sendo então lançadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e investigadas. Resultados: Constatou-se que houve no período do corte temporal 319 notificações, em sua maioria (76%) os acidentes ocorreram com mulheres, sendo a enfermagem o grupo mais acometido, especificamente os técnicos de enfermagem. Por auto declaração determinou-se que a maior parte dos acidentados era da raça branca. Considerações Finais: Um longo caminho ainda deve ser trilhado em relação à segurança nos ambientes de trabalho e atendimento dos acidentados, onde deve-se ressaltar o valor único da vida e resguardar os direitos dos trabalhadores, enfatizando a enfermagem, por sua importância e quantitativo nas unidades de saúde.

Biografia do Autor

Patrícia Dias Barreto Marinho

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Veiga de Almeida (2007). Especialização em Enfermagem do trabalho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( 2009).Mestre pelo programa MPEA da Universidade Federal Fluminense . Professora da Faculdade União Araruama de Ensino.

Cristina Lavoyer Escudeiro

Doutora em Enfermagem (2002)- UFRJ, coordenadora da graduação em Enfermagem - UFF na EEAAC, Professora Associada na EEAAC. Concluiu o doutorado em publicou 30 artigos em periodicos especializados e 160 trabalhos em anais de eventos. Possui 3 livros publicados.

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Dias Barreto Marinho, P. ., & Lavoyer Escudeiro, C. . (2021). Perfil sociodemográfico de notificação de acidentes de trabalho com material biológico. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4704-4713. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4704-4713

Edição

Seção

Artigos Científicos