(Re) inventando práticas educativas para prevenção de doença cardiovascular e diabetes: relato de experiência

Autores

  • Milara Barp
  • Viviane Santos Mendes Caneiro
  • Mônica Santos Amaral
  • Raquel Rosa Mendonça do Vale

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4696-4703

Palavras-chave:

Doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, Promoção da Saúde, Educação

Resumo

As modificações socioeconômicas e no estilo de vida da população, contribuí­ram para o cenário epidemiológico brasileiro apresentar alta prevalência de doenças cardiovasculares e diabetes. O presente estudo tem como objetivo apresentar o relato de experiência de ação de extensão desenvolvida por acadêmicos do curso de medicina, visando promover í  saúde e prevenir doenças cardiovasculares e diabetes durante perí­odo de emergência de saúde pública provocado pela pandemia da COVID-19. Trata-se de um relato de experiência de abordagem crí­tico-reflexiva descrevendo as etapas da atividade educativa. Os discentes de forma ativa elaboraram o conteúdo educativo e disseminaram por meio de mí­dias sociais. A proposta promoveu novos caminhos para o aprendizado inovador e ativo de profissionais voltados para um modelo integral de saúde, que prioriza a promoção da saúde e a prevenção de agravos, além disso, possibilitou aos discentes reconhecer seu papel social enquanto profissionais de saúde.

Biografia do Autor

Milara Barp

Faculdade de Enfermagem. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia-GO/ Mestranda em Enfermagem.

Viviane Santos Mendes Caneiro

Superintendência da Escola de Saúde de Goiás. Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Goiânia-GO/Gerente de Projetos Educacionais e Ensino em Saúde.

Mônica Santos Amaral

Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Campus Trindade, Trindade-GO. Docente curso de Medicina.

Raquel Rosa Mendonça do Vale

Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES), Campus Trindade, Trindade-GO. Docente curso de Medicina.

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Barp , M. ., Santos Mendes Caneiro , V., Santos Amaral , M. ., & Mendonça do Vale, R. R. . (2021). (Re) inventando práticas educativas para prevenção de doença cardiovascular e diabetes: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4696–4703. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4696-4703

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos