Gestantes COVID-19 positivo, trabalho de parto e risco de transmissão vertical: revisão sistemática

Autores

  • Jackson Gois Teixeira
  • Brenda Christina Vieira
  • Silvana Dias de Macedo França
  • Camylla Cristina de Melo Alvino
  • Bruna de Oliveira Godoi
  • Albênica Paulino dos Santos Bontempo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4654-4663

Palavras-chave:

COVID-19, Gestante, Transmissão Vertical

Resumo

Gestantes são afetadas desproporcionalmente por doenças respiratórias. Estas estão relacionadas a altas taxas de mortalidade. Objetivos: Observar os manejos com gestantes COVID-19 positivo, o risco da transmissão vertical e os cuidados durante o trabalho de parto. Métodos: Revisão sistemática realizada em junho de 2020, na Biblioteca Virtual em Saúde; descritores “GESTANTE” e “COVID-19”, assunto principal “infecção por Coronavírus”. Resultados: Foram encontrados 130 artigos, após critérios de elegibilidade, foram selecionados 18. Gestantes infectadas no 3º trimestre apresentaram sintomas semelhantes aos demais pacientes. Parto cesáreo foi o mais realizado, não houve evidências de transmissão vertical nem pelo leite materno. Orientam-se medidas de segurança, como isolamento e uso de equipamentos de proteção individual durante amamentação. Conclusão: Os manejos com gestantes infectadas são semelhantes aos de outros pacientes, o parto cesáreo foi o mais utilizado e não é essencial. Não houve evidências de transmissão vertical ou contaminação pelo leite materno.

Biografia do Autor

Jackson Gois Teixeira

Graduando de Enfermagem - Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

Brenda Christina Vieira

Graduanda de Enfermagem - Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

Silvana Dias de Macedo França

Graduanda de Enfermagem - Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

Camylla Cristina de Melo Alvino

Graduanda de Fisioterapia - Centro Universitário do Distrito Federal – UDF.

Bruna de Oliveira Godoi

Graduação em Nutrição pela Universidade Paulista (2012), especialização em Nutrição Clínica
Funcional e Fitoterápica pela Faculdade Laboro (2016). Graduanda em Fisioterapia pelo
Centro Universitário do Distrito Federal - UDF.

Albênica Paulino dos Santos Bontempo

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Paulista – UNIP (2008), mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde pela Universidade de Brasília – UNB, especialista em Fisioterapia Aplicada da Saúde da Mulher, Docência do ensino superior e profissionalizante e em Anatomia Humana e Patologias Associadas. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher Humana e Patologias Associadas. Membro da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher – ABRAFISM. Docente no Centro Universitário do Distrito Federal – UDF e no curso de especialização em Fisioterapia Aplicada a Saúde da Mulher pelo Instituto Inspirar. Professora Orientadora das Ligas Acadêmicas de Gerontologia e de Cardiologia do UDF. Atua como fisioterapeuta com experiência na área de saúde da mulher e gerontologia.

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Gois Teixeira, J. . ., Vieira, B. C. ., Dias de Macedo França, S. ., de Melo Alvino , C. C. ., de Oliveira Godoi , B., & dos Santos Bontempo, A. P. (2021). Gestantes COVID-19 positivo, trabalho de parto e risco de transmissão vertical: revisão sistemática. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4654-4663. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4654-4663

Edição

Seção

Artigos Científicos