Conhecimento de indivíduos diabéticos sobre os benefícios e fontes da fibra alimentar

Autores

  • Gláucia Amorim
  • Daniela Corrêa Ferreira
  • Vanessa de Oliveira Miranda
  • Deysimara Cássia Santos
  • Maisa Pereira Vieira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4640-4653

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Estado Nutricional, Dieta Saudável, Fibras na Dieta

Resumo

Este estudo avaliou o nível de conhecimento sobre Fibras Alimentares em indivíduos diabéticos. Trata-se de um estudo epidemiológico transversal. Os dados foram coletados através de questionários. Alguns participantes apresentaram conhecimentos superficiais sobre as fibras alimentares. O nutricionista é essencial nas Unidades Básicas de Saúde para fortalecer o acesso à informação.

Biografia do Autor

Gláucia Amorim

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares. Nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) no Distrito de Conceição de Tronqueiras - Coroaci - MG.

Daniela Corrêa Ferreira

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre e Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minais Gerais. Professora Adjunta do Departamento do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares.

Vanessa de Oliveira Miranda

Graduada em Enfermagem pela Universidade Vale do Rio Doce - Enfermeira da Estratégia Saúde da Família Sebastião Andrade (ESF-SA) no Distrito de Conceição de Tronqueiras - Coroaci - MG.

Deysimara Cássia Santos

Discente do curso de Nutrição na Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet/Saúde - Interprofissionalidade UFJF- GV/SMS-GV, monitora da disciplina Gestão de Unidade de Alimentação I e ligante da Liga Acadêmica Multiprofissional de Promoção de Saúde Infantil.

Maisa Pereira Vieira

Acadêmica de Nutrição na Universidade Federal de Juiz de Fora, componente do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa. É extensionista no projeto Ação, Cidadania, Juventude e Comunidade – Turmalina (Programa Boa Vizinhança – Rio Doce) é também ligante da Liga Acadêmica Multiprofissional de Promoção de Saúde Infantil, bolsista no projeto de Extensão Estratégias de intervenção para o envelhecimento ativo na comunidade – Grupo operativo de apoio ao emagrecimento sustentável e alimentação.

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Amorim , G. ., Corrêa Ferreira , D. ., de Oliveira Miranda , V. ., Cássia Santos , D. ., & Pereira Vieira , M. . (2021). Conhecimento de indivíduos diabéticos sobre os benefícios e fontes da fibra alimentar. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4640-4653. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4640-4653

Edição

Seção

Artigos Científicos