Atendimento psicossocial de profissionais de enfermagem em um hospital universitário frente à COVID-19

Autores

  • Mayara Buguiski Hainosz
  • Caroline Vezine Brabicoski
  • Guilherme Arcaro
  • Simonei Bonatto
  • Estela Baldani Pinto
  • Lara Simone Messias Floriano

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4630-4639

Palavras-chave:

Saúde Mental, Enfermagem, Pandemias, COVID-19, Estresse Psicológico

Resumo

Objetiva-se caracterizar os atendimentos psicossociais prestados a profissionais de enfermagem em um hospital universitário para o manejo de problemas de saúde mental decorrentes da pandemia de COVID-19. Estudo quantitativo, observacional transversal, com questionário de levantamento sobre demandas aos profissionais de enfermagem no enfrentamento da COVID-19. Os dados foram analisados por meio do uso de coeficientes de correlação de Pearson com 5% de significância e ajustado em modelo linear, utilizando o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences 20. Apresentaram diferença significativa as variáveis Idade (±10,70%) e Intervenções Psicossociais para o Manejo de Ansiedade e Estresse (95,08%). A amostra foi composta por 61 profissionais de enfermagem, sendo a maioria mulheres (80%) com idade média de 33 anos. Ressalta-se a importância do atendimento psicossocial voltado aos profissionais de enfermagem para o manejo nos problemas de Saúde Mental, seja durante ou após a pandemia, buscando intervenções para minimizar o sofrimento destes trabalhadores.

Biografia do Autor

Mayara Buguiski Hainosz

Acadêmica Bolsista Extensionista no Programa de Extensão UEPG Abraça de Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Saúde Pública da UEPG.

Caroline Vezine Brabicoski

Enfermeira no Programa de Extensão UEPG Abraça da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental do HU-UEPG; Especialista em UTI (FAVENI).

Guilherme Arcaro

Enfermeiro; Professor Supervisor do Programa de Extensão UEPG Abraça de Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UEPG.

Simonei Bonatto

Enfermeiro; Diretor de Área Hospitalar: Auditoria/ Faturamento/SAME do HU-UEPG e HUMAI. Preceptor no Programa de Residência Multidisciplinar em Terapia Intensiva do HU-UEPG. Professor colaborador no Departamento de Enfermagem (DENSP) da UEPG. Mestrando do Programa Ciências da Saúde (UEPG).

Estela Baldani Pinto

Psicóloga no Programa de Extensão UEPG Abraça da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Mestranda do Programa Ciências da Saúde (UEPG).

Lara Simone Messias Floriano

Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Buguiski Hainosz, M. ., Vezine Brabicoski, C. ., Arcaro, G. ., Bonatto, S. ., Baldani Pinto, E. ., & Messias Floriano, L. S. . (2021). Atendimento psicossocial de profissionais de enfermagem em um hospital universitário frente à COVID-19. Saúde Coletiva (Barueri), 11(60), 4630-4639. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i60p4630-4639

Edição

Seção

Artigos Científicos