Mecanismos de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil

Autores

  • Thiana Pinho Araújo
  • Lucrecia Aline Cabral Formigosa
  • Adrianne Pureza Maciel
  • Naí­za Nayla Bandeira de Sá

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4522-4535

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Atenção Primária em Saúde, Polí­ticas Públicas

Resumo

Objetivo: Analisar os marcos polí­ticos, jurí­dico-legais e sociais que contribuí­ram para a instituição da prática do aleitamento materno (AM) no Brasil. Métodos: Trata-se de revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados LILACS, Google Scholar, Medline e SciELO, utilizando-se os descritores: Aleitamento Materno, Atenção Primária em Saúde e Polí­ticas Públicas, integrados com o operador booleano AND. A busca resultou em 15 estudos, publicados entre 1999 e 2020. Resultados: Foi possí­vel verificar que, impulsionado por iniciativas internacionais, o Brasil vem implantando polí­ticas públicas de incentivo ao AM em âmbito nacional, a exemplo do Programa Nacional de Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano. Tais ações impactaram positivamente nos indicadores de saúde da população, contudo necessitam de suporte jurí­dico legal para assegurar a aplicabilidade, pois envolvem diversos setores da sociedade. Conclusão: As medidas implementadas historicamente permitiram a expansão da prática do AM e indicam interesse governamental de apoio ao tema.

Biografia do Autor

Thiana Pinho Araújo

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clí­nica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA).

Lucrecia Aline Cabral Formigosa

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA).

Adrianne Pureza Maciel

Nutricionista. Especialista em Saúde do Idoso e em Nutrição Clí­nica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Nutricionista do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Pará (RU/UFPA).

Naí­za Nayla Bandeira de Sá

Nutricionista. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasí­lia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA).

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Pinho Araújo, T. ., Cabral Formigosa, L. A. ., Pureza Maciel, A., & Bandeira de Sá, N. N. . (2020). Mecanismos de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no Brasil. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4522–4535. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4522-4535

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos