Prevalência e fatores associados ao desmame precoce: uma revisão integrativa

Autores

  • Thiana Pinho Araújo
  • Lucrecia Aline Cabral Formigosa
  • Adrianne Pureza Maciel

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4508-4521

Palavras-chave:

Aleitamento Materno, Prevalência, Desmame

Resumo

Objetivo: Analisar a temática do aleitamento materno (AM), no que tange í  importância da prática e í  prevalência, destacando os fatores associados ao desmame precoce. Métodos: Trata-se de revisão integrativa de literatura, utilizando-se as bases de dados SciELO, Bireme, Google Scholar, LILACS e Medline, com os descritores breastfeeding, prevalence e weaning. Foram analisados trabalhos publicados nos idiomas português, inglês e espanhol no perí­odo entre 2009 e 2019. Resultados: a pesquisa, a partir de 29 trabalhos selecionados, apontou que há grandes variações regionais nas prevalências do AM e que a interrupção precoce pode estar associada í s condições do meio e/ou da mãe; os conhecimentos, crenças e tabus maternos desempenham uma grande influência na continuidade da amamentação e no padrão de introdução alimentar da criança. Conclusão: faz-se necessário adequar e fortalecer a escuta profissional no sentido de prestar atendimento que acolha as dúvidas, os medos e as incertezas moldadas pelo ambiente no qual as gestantes e nutrizes estão inseridas.

Biografia do Autor

Thiana Pinho Araújo

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clí­nica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA).

Lucrecia Aline Cabral Formigosa

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA).

Adrianne Pureza Maciel

Nutricionista. Especialista em Saúde do Idoso e em Nutrição Clí­nica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional. Nutricionista do Restaurante Universitário da Universidade Federal do Pará (RU/UFPA).

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Pinho Araújo, T. ., Cabral Formigosa, L. A. ., & Pureza Maciel, A. . (2020). Prevalência e fatores associados ao desmame precoce: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4508–4521. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4508-4521

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos