Experiências de Gestão e Educação de Enfermagem durante a triagem da COVID-19 em uma Clí­nica Integrada

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami
  • Adriana Oliveira Magalhães
  • Ingrid Letí­cia Fernandes dos Santos
  • Mariana Souza dos Santos
  • Fernando Alves dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4494-4507

Palavras-chave:

Infecções por coronaví­rus, Educação, Enfermagem, Triagem, Organização e administração

Resumo

Objetivo: discorrer experiência gerencial e educação em enfermagem no controle da COVID-19. Método: relato de experiência da gestão e educação em enfermagem, em clí­nica escola integrada durante o retorno das atividades dos cursos da saúde. Resultado: gestão das medidas de controle da COVID -19 nos setores de triagem da clí­nica e as contribuições na formação para gestão no curso de enfermagem emergiram como resultados. O curso participou da implantação das medidas de controle de COVID-19 na instituição e percebeu-se a importância da articulação de conhecimentos clí­nicos e gerenciais preservando o processo de ensino e aprendizagem dos discentes de enfermagem e garantindo a segurança de todos neste enfrentamento da pandemia. Conclusão: a gestão da educação dos alunos do curso de enfermagem possibilitou o desenvolvimento de suas competências gerenciais e clí­nicas diante do cenário, bem como permitiu a aplicação concreta de instrumentos especí­ficos que, antes eram aplicados apenas na teoria.

Biografia do Autor

Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente docente no Centro Universitário – UNIVAG.

Adriana Oliveira Magalhães

Enfermeira. Pós graduação em didática do ensino superior pela Universidade de Cuiabá. Pós graduação em Enfermagem em urgência e emergência pela Universidade Gama Filho. Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás. Atualmente professora do Centro Universitário de Várzea Grande.

Ingrid Letí­cia Fernandes dos Santos

Enfermeira. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente docente no Centro Universitário – UNIVAG.

Mariana Souza dos Santos

Enfermeira. Coordenadora da Clí­nica Integrada do Centro Universitário – UNIVAG.

Fernando Alves dos Santos

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

da Silva Alexandre Kawakami, R. M., Oliveira Magalhães, A. ., Fernandes dos Santos, I. L. ., Souza dos Santos, M. ., & Alves dos Santos, F. . (2020). Experiências de Gestão e Educação de Enfermagem durante a triagem da COVID-19 em uma Clí­nica Integrada. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4494–4507. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4494-4507

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos