Perspectiva dos idosos sobre a experiência de morar só

Autores

  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami
  • Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo
  • Annelita Almeida Oliveira Reiners
  • Idilaine de Fátima Lima
  • Hellen Cristina Almeida Abreu de Lara
  • Fabiana Maria de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4482-4493

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Saúde pública

Resumo

Objetivo: Compreender a perspectiva dos idosos sobre a experiência de morar só em Cuiabá, Mato Grosso. Métodos: Estudo exploratório de abordagem qualitativa, realizado com 35 pessoas idosas no ano de 2014. Os dados foram coletados por entrevista semi estruturada, índex de Katz, Escala de Lawton e Brody e analisados pela técnica de Análise Temática de Bardin. Resultados: A independência e a autonomia foram compreendidas por meio dos discursos dos idosos como experiência de ganho, importantes de manterem-se preservadas na experiência de morar só, pois levam ao sentimento de liberdade, independência e autonomia. Em contrapartida, os enfrentamentos difí­ceis, como limitações de saúde, pouco suporte social e dificuldades financeiras, para realizar as atividades no cotidiano, assolam a vida desses idosos. Conclusão: Morar só para idosos é uma experiência complexa, imprescindí­vel de ser compreendida por profissionais da saúde coletiva, na perspectiva de incentivo ao autocuidado, subsidiando o planejamento das ações de saúde.

Biografia do Autor

Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente docente no Centro Universitário – UNIVAG.

Rosemeiry Capriata de Souza Azevedo

Universidade Federal de Mato Grosso. Titulação: Enfermeira, Doutora em Enfermagem.

Annelita Almeida Oliveira Reiners

Universidade Federal de Mato Grosso. Titulação: Enfermeira, Doutora em Enfermagem.

Idilaine de Fátima Lima

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Titulação: Enfermeira, Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Hellen Cristina Almeida Abreu de Lara

Enfermeira. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Fabiana Maria de Almeida

Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

da Silva Alexandre Kawakami, R. M. ., Capriata de Souza Azevedo, R. ., Almeida Oliveira Reiners, A. ., de Fátima Lima, I. ., Almeida Abreu de Lara, H. C. ., & de Almeida, F. M. . (2020). Perspectiva dos idosos sobre a experiência de morar só. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4482–4493. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4482-4493

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos