AIDS na terceira idade: fatores associados ao diagnóstico tardio e medidas de enfrentamento

Autores

  • Ana Karina da Cruz Machado
  • Roberta Machado Alves
  • Hilderline Câmara de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4474-4481

Palavras-chave:

Idoso, HIV, Vulnerabilidade em Saúde

Resumo

Objetivo: O estudo pretende discutir a AIDS na população idosa, como uma realidade que vem crescendo e estratégias para o seu enfrentamento. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, onde realizou-se uma busca em base de dados utilizando-se dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Espera-se, contribuir para que as pessoas idosas com diagnóstico de HIV, possam compreender as vulnerabilidades em volta de seu comportamento e os desafios a serem vencidos se reconhecendo como grupo vulnerável í  AIDS. Resultados: os estudos apontam como principais causas a ausência de polí­ticas públicas, o tabu que envolve a vida sexual de pessoas acima de 60 anos e o comércio de medicamentos para disfunção erétil. Conclusão: Ressalta-se a importância do olhar humanizado do profissional de saúde voltado para aos idosos. Ademais, outros estudos precisam ser realizados, a fim de evitar a contaminação futura, e proporcionar sobrevida com qualidade aos idosos soropositivos vivendo em tratamento.

Biografia do Autor

Ana Karina da Cruz Machado

Assistente Social. Gerontóloga. Professora. Especialista em Gerontologia e Saúde Mental. Mestranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho – Universidade Potiguar (UNP).

Roberta Machado Alves

Psicóloga. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde Mental. Especialista em Psicologia Hospitalar e da Saúde. Mestranda em Saúde Coletiva - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Hilderline Câmara de Oliveira

Assistente Social. Especialista em Antropologia Cultural. Mestra em Serviço Social - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Ciências Sociais - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2020-12-09

Como Citar

da Cruz Machado, A. K. ., Machado Alves, R. ., & Câmara de Oliveira, H. . (2020). AIDS na terceira idade: fatores associados ao diagnóstico tardio e medidas de enfrentamento. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4474–4481. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4474-4481

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos