O consumo de naguilé em acadêmicos de medicina

Autores

  • Renata de Oliveira Nodari
  • Maria Livien Kubaski
  • Eduardo Rocha Covre
  • Maria Aparecida Salci
  • Ludmila Lopes Maciel Bolsoni
  • Patricia Bossolani Charlo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4430-4441

Palavras-chave:

Tabagismo, Uso de Tabaco, Consumo de Produtos Derivados do Tabaco, Tabaco para Cachimbos de ígua, Prevalência

Resumo

Objetivo: Caracterizar a prevalência e o uso do narguilé entre acadêmicos do curso de medicina. Método: Trata-se de um estudo transversal, descritivo, quantitativo realizado com acadêmicos do curso de medicina de uma instituição de ensino superior privada do Sul do paí­s. Nesse contexto, foi aplicado um questionário estruturado sobre perfil sociodemográfico e uso do narguilé. Resultados: Participaram da pesquisa 247 acadêmicos; 53,4% do sexo feminino. Destes, 98 (39,8%) referiram ter feito ou fazer uso do narguilé, sendo que 39,8% iniciaram o uso com idades entre 17 e 19 anos; e 57,2% o usam por diversão; 99% não se consideram dependentes; 23,5% utilizam substâncias ilí­citas concomitante; 22,4% tem acesso no próprio meio familiar, 35,7% custeiam o uso pela renda dos familiares e 12,1% consentem sobre o uso; tosse e hipotensão foram os sinais referidos durante o consumo (36,5% e 14,7%, respectivamente). Conclusão: Conclui-se que a prevalência do uso de narguilé foi considerável e enfatizam a necessidade de uma abordagem nas instituições de ensino.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Nodari

Acadêmica do curso de Medicina, Centro Universitário de Maringá -UNICESUMAR.

Maria Livien Kubaski

Acadêmica do curso de Medicina, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR.

Eduardo Rocha Covre

Doutorando em Enfermagem, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Maria Aparecida Salci

Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni

Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.Docente do curso de Medicina, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR.

Patricia Bossolani Charlo

Doutora em Enfermagem, Docente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Medicina/Enfermagem, Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

de Oliveira Nodari , R. ., Livien Kubaski , M. ., Rocha Covre , E. ., Salci , M. A. ., Lopes Maciel Bolsoni , L. ., & Bossolani Charlo , P. . (2020). O consumo de naguilé em acadêmicos de medicina . Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4430–4441. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4430-4441

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos