Análise comparativa de elementos fí­sico-quí­micos e contaminantes em corpo d"™água do Riacho Grilo no estado de Sergipe

Autores

  • Raphaella Ingrid Santana Oliveira
  • Sheila Santos Araújo
  • Cinthia Larissa Santana Lisboa
  • Angelina Freire Resende
  • Thaize Souza Santos
  • Lumar Lucena Alves
  • Luan Lucena Alves
  • Weslen Lima Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4408-4419

Palavras-chave:

ígua, Riacho, Análise Fí­sico-Quí­mica, Coliformes

Resumo

Este estudo objetivou analisar e comparar parâmetros fí­sico-quí­micos e bacteriológicos do Riacho Grilo, localizado em Sergipe, com os resultados da análise de 2009 pela SEMARH. A metodologia utilizou-se dos dados coletados em maio de 2015, para desenvolver um estudo comparativo com tal análise de 2009, acrescida do cobre total na água. A coleta das amostras foi in loco, com presença de mata ciliar e ausência de lixos na área. Notou-se sutil diferença entre os modelos devido í  forte chuva nos dias da coleta. No entanto, o fósforo, cloreto e coliformes apresentaram alterações significativas, sendo que, os dois primeiros indicam contaminação por produtos quí­micos, e os coliformes reduzidos podem ser derivados da chuva e dos valores para sólidos totais que podem levar a um acúmulo de bactérias. Como resultado, o ní­vel de cobre encontrado torna o uso da água imprópria.

Biografia do Autor

Raphaella Ingrid Santana Oliveira

Professora no Centro Universitário Estácio de Sergipe, Graduada em Biomedicina, Mestre em Biotecnologia Industrial, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Sheila Santos Araújo

Graduada em Biomedicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Cinthia Larissa Santana Lisboa

Graduada em Biomedicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Angelina Freire Resende

Graduada em Biomedicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Thaize Souza Santos

Graduada em Biomedicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Lumar Lucena Alves

Medical Technologist, Gerald Champion Regional Medical Center - GCRMC, NM, USA, Graduado em Biomedicina, Universidade Tiradentes, Aracaju, Brasil.

Luan Lucena Alves

Graduando em Ciências Biológicas, Universidade Paulista, São Paulo, Brasil.

Weslen Lima Silva

Graduando em Biomedicina, Centro Universitário Estácio de Sergipe, Aracaju, Brasil.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Ingrid Santana Oliveira, R. ., Santos Araújo, S. ., Santana Lisboa, C. L. ., Freire Resende, A. ., Souza Santos, T. ., Lucena Alves, L. ., Lucena Alves, L. ., & Lima Silva, W. . (2020). Análise comparativa de elementos fí­sico-quí­micos e contaminantes em corpo d"™água do Riacho Grilo no estado de Sergipe. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4408–4419. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4408-4419

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos