Contribuições da religiosidade no enfrentamento da sí­ndrome de burnout em profissionais de educação fí­sica

Autores

  • Rafael Ferreira Pureza de Oliveira
  • Michele de Oliveira Pereira
  • Elson dos Santos Gomes Junior
  • Ronaldo Cardoso de Oliveira
  • Alexsandro Monteiro Pontini
  • Kelly Ramos do Rosário

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4388-4397

Palavras-chave:

Educação Fí­sica, Sí­ndrome de Burnout, Transtornos Mentais

Resumo

Objetivo: Descrever as possí­veis contribuições da religiosidade no enfrentamento da Sí­ndrome de Burnout (SB) em profissionais de Educação Fí­sica. Método: Foi realizada uma revisão bibliográfica nas seguintes bases de dados: CAPES e SciELO, com publicações no perí­odo de 2010 a 2020. Utilizados como critérios de inclusão: Educação Fí­sica; Sí­ndrome de Burnout; Transtornos Mentais e critérios de exclusão: artigos que abordavam outros temas; duplicados nas duas bases de dados; não atendiam o recorte temporal; publicados em outros idiomas. Resultados: A Sí­ndrome de Burnout (SB) possui uma grande incidência de diagnósticos realizados na atualidade, segundo a literatura cientí­fica, devido í  sobrecarga exigida dos profissionais da área de Educação Fí­sica. Conclusão: O envolvimento religioso apresenta resultado positivo ante a saúde mental, de modo que os futuros profissionais devem saber lidar com todas as exigências e responsabilidades da profissão, assim como saber equilibrar tais funções dentro da área de atuação do educador.

Biografia do Autor

Rafael Ferreira Pureza de Oliveira

Profissional de Educação Fí­sica, professor de Educação Fí­sica do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Santo Antônio de Pádua, mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Michele de Oliveira Pereira

Pedagoga, técnica do programa saúde na escola do Municí­pio de Vila Velha - ES e professora nas séries iniciais do fundamental do Municí­pio de Cariacica - ES, mestranda em Ciência das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Elson dos Santos Gomes Junior

Sociólogo, professor de Sociologia do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Santo Antônio de Pádua, mestre em Sociologia Polí­tica pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Ronaldo Cardoso de Oliveira

Sacerdote, psicanalista, mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Alexsandro Monteiro Pontini

Professor de Arte, mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Kelly Ramos do Rosário

Advogada, orientadora no núcleo de prática jurí­dica da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE), mestranda em Ciência das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Ferreira Pureza de Oliveira, R. ., de Oliveira Pereira, M. ., dos Santos Gomes Junior, E. ., Cardoso de Oliveira, R. ., Monteiro Pontini, A., & Ramos do Rosário, K. . (2020). Contribuições da religiosidade no enfrentamento da sí­ndrome de burnout em profissionais de educação fí­sica. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4388–4397. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4388-4397

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos