Perfil de idosos hipertensos e diabéticos de um municí­pio de Sergipe

Autores

  • Ruth Cristini Torres
  • Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa
  • Maria Morgana Lima Silva
  • Marcelo Mendonça Mota
  • Ananda Pereira de Jesus
  • Maysa Araujo Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4376-4387

Palavras-chave:

Idoso, Hipertensão, Diabetes Mellitus, Fator de risco

Resumo

Objetivo: Conhecer o perfil de idosos portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e/ou Diabetes Mellitus (DM), identificar o conhecimento dos mesmos sobre essas doenças, fatores de risco e complicações, bem como realizar uma educação em saúde acerca da temática central da pesquisa. Método: Pesquisa quanti-qualitativa de cunho explicativo intervencionista composta de 60 idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde de um municí­pio de Sergipe. Resultado: A amostra teve uma média de faixa etária de 73 anos de idade, sendo 70% mulheres. Das complicações mais frequentes, destacou-se a Insuficiência Cardí­aca Congestiva (35%). 56,66% relataram um alto consumo de carboidratos diariamente, além do hábito de adicionar sal í  comida pronta (31,66%). O principal fator de risco identificado foi o sedentarismo (78,33%). Conclusão: A pesquisa foi de grande relevância para agregar conhecimento quanto ao perfil dos pacientes portadores das doenças, evidenciando a importância da atuação dos profissionais de saúde frente aos mesmos.

Biografia do Autor

Ruth Cristini Torres

Enfermeira. Mestre e Doutora em Saúde e Ambiente (UNIT/SE). Pró-reitora de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa

Enfermeiro. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Docente na Faculdade de Aracaju e Preceptor no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Maria Morgana Lima Silva

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia. Preceptora no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Marcelo Mendonça Mota

Profissional de Educação Fí­sica. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde (UFS/SE). Coordenador do curso de bacharelado e licenciatura em Educação Fí­sica no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Ananda Pereira de Jesus

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Maysa Araujo Silva

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Cristini Torres, R. ., Santana Feitosa Sousa, P. H. ., Lima Silva, M. M. ., Mendonça Mota, M. ., Pereira de Jesus, A. ., & Araujo Silva, M. . (2020). Perfil de idosos hipertensos e diabéticos de um municí­pio de Sergipe. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4376–4387. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4376-4387

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos