Desafios enfrentados pelos homens no acesso ao serviço da Atenção Primária í  Saúde

Autores

  • Marcel Vinicius Cunha Azevedo
  • Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa
  • Raianne Freitas Souza
  • Thaynara Fontes Almeida
  • Paula Sueleen Pereira da Silva Melo
  • Juliana Santana Carregosa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4364-4375

Palavras-chave:

Saúde do homem, Atenção primária, Polí­tica de Saúde

Resumo

Objetivo: Conhecer o perfil sociodemográfico do homem atendido nas unidades básicas de saúde e determinar se a condição social é fator determinante para a adesão a esses serviços. Método: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa, realizada em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sergipe. Resultados: Participaram do estudo 220 homens com predomí­nio de idade acima de 40 anos (55,45%). Em relação í  cor autodeclarada e ao ní­vel de escolaridade, 65,45% se declararam pardos e 55,45% afirmaram ter 12 anos ou mais de estudo. Dentre as dificuldades em procurar a UBS, 25,45% relataram desconhecer a importância desse atendimento. Os principais motivos que levaram os sujeitos a buscar a UBS foram os atendimentos de rotina (31,82%) e retornos dos mesmos (45%). Conclusão: O fator sociocultural é a principal barreira na procura do homem por cuidados de saúde. Constatou-se especificidades do universo masculino que podem contribuir para a prática baseada em evidências.

Biografia do Autor

Marcel Vinicius Cunha Azevedo

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Biotecnologia (UNIT/SE). Coordenador e docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa

Enfermeiro. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Docente na Faculdade de Aracaju e Preceptor no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Raianne Freitas Souza

Enfermeira. Especialista em Saúde da Famí­lia, Dermatologia e Estética, Enfermagem do trabalho e Laserterapia. Preceptora no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Thaynara Fontes Almeida

Enfermeira. Mestranda em Ciências da Saúde (UFS/SE).

Paula Sueleen Pereira da Silva Melo

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Juliana Santana Carregosa

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Cunha Azevedo, M. V. ., Santana Feitosa Sousa, P. H. ., Freitas Souza, R. ., Fontes Almeida, T. ., Pereira da Silva Melo, P. S. ., & Santana Carregosa, J. . (2020). Desafios enfrentados pelos homens no acesso ao serviço da Atenção Primária í  Saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4364–4375. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4364-4375

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos