Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardí­aca e reanimação cardiopulmonar

Autores

  • Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa
  • Lissandra Corrêa dos Santos
  • Vitória Rodrigues Santos
  • Ruth Cristini Torres
  • Thaynara Fontes Almeida
  • Marcel Vinicius Cunha Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4352-4363

Palavras-chave:

Parada Cardí­aca, Ressuscitação Cardiopulmonar, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento de discentes do curso de Enfermagem acerca da parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa realizada com alunos do último ano do curso de Enfermagem de um centro universitário do Nordeste Resultados: 200 discentes participaram do estudo, 89% eram do sexo feminino, a faixa etária mais prevalente foi 20 e 24 anos (35%), 60,5% relatam saber identificar os sintomas clí­nicos de uma PCR, 82% expressaram conhecimento sobre a conduta correta após o reconhecimento, apenas 50,5% foram assertivos quanto í s compressões torácicas na criança, 60% souberam identificar a Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular (TV) como ritmo chocável e 48,5% afirmaram que a epinefrina é a droga de primeira escolha nos casos de parada cardí­aca. Conclusão: conclui-se que ní­vel de conhecimento dos pesquisados é baixo e isso leva-os í  inaptidão para o atendimento de ví­timas em parada cardiorrespiratória.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Santana Feitosa Sousa

Enfermeiro. Especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Docente na Faculdade de Aracaju e Preceptor no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Lissandra Corrêa dos Santos

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Vitória Rodrigues Santos

Enfermeira graduada no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Ruth Cristini Torres

Enfermeira. Mestre e Doutora em Saúde e Ambiente (UNIT/SE). Pró-reitora de graduação e pós-graduação no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Thaynara Fontes Almeida

Enfermeira. Mestranda em Ciências da Saúde (UFS/SE).

Marcel Vinicius Cunha Azevedo

Enfermeiro. Mestre e doutorando em Biotecnologia (UNIT/SE). Coordenador e docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Santana Feitosa Sousa, P. H. ., Corrêa dos Santos, L. ., Rodrigues Santos, V. ., Cristini Torres, R. ., Fontes Almeida, T. ., & Cunha Azevedo, M. V. . (2020). Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardí­aca e reanimação cardiopulmonar. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4352–4363. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4352-4363

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos