Avaliando a desidratação em idosos de uma estratégia de saúde da famí­lia

Autores

  • Benedito do Carmo Gomes Cantão
  • Grazieli Neves Melo
  • Thaiany Samily Braga dos Santos
  • José Benedito dos Santos Batista Neto
  • Genislaine Ferreira Pereira
  • Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4338-4351

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Estratégia Saúde da Famí­lia, Desidratação

Resumo

Objetivo: Verificar possí­veis sinais de desidratação e avaliar hábitos de ingestão hí­drica de idosos frequentadores de uma Estratégia Saúde da Famí­lia (ESF) do municí­pio de Tucuruí­, Pará. Método: Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa baseada na análise de questionários respondidos pelos participantes da pesquisa. Resultados: A amostra foi composta por 40 idosos, sendo em sua maioria mulheres. Identificou-se que 85% possuem boa sensação de sede, 47,5% admitem sentir a boca seca, 7,5% sentem as axilas secas e 47,5% sentem a pele seca. Sobre a frequência de defecação, 97,5% defecam diariamente. Sobre o consumo de bebidas e alimentos, verificou-se que a água é a mais consumida, onde 75% admitem beber de 1 a 2 litros por dia, 12,5% bebem de 2 a 3 litros e os outros 12,5% ingerem menos de 1 litro. Conclusão: Felizmente, foi possí­vel verificar que os indiví­duos pesquisados possuem bons hábitos, tais como alimentação saudável e uma boa ingesta hí­drica, o que contribui para que não apresentem sinais de desidratação.

Biografia do Autor

Benedito do Carmo Gomes Cantão

Enfermeiro formado pela Universidade do Estado do Pará. Mestrando em Cirurgia e Pesquisa Experimental pela Universidade do Estado do Pará. Docente da Universidade do Estado do Pará, Campus XIII.

Grazieli Neves Melo

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Pará. Enfermeira da Prefeitura Municipal de Tucuruí­.

Thaiany Samily Braga dos Santos

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Pará. Pós-graduada em Obstetrí­cia e Ginecologia. Enfermeira do Hospital e Maternidade Santa Luisa de Marillac.

José Benedito dos Santos Batista Neto

Acadêmico do curso de Enfermagem na Universidade do Estado do Pará.

Genislaine Ferreira Pereira

Enfermeira formada pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Coordenadora Municipal de Imunização de Tucuruí­.

Ana Gabriela Sabaa Srur de Andrade

Enfermeira formada pela Universidade do Estado do Pará. Mestranda em Gestão em Serviços de Saúde pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

do Carmo Gomes Cantão, B. ., Neves Melo, G. ., Samily Braga dos Santos, T. ., Benedito dos Santos Batista Neto, J. ., Ferreira Pereira, G. ., & Sabaa Srur de Andrade, A. G. . (2020). Avaliando a desidratação em idosos de uma estratégia de saúde da famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4338–4351. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4338-4351

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos