Métodos alternativos de verificação do posicionamento de sonda gástrica em crianças

Autores

  • Handria Rodrigues da Silva
  • Lí­via Pereira Ferreira
  • Morgana Thaí­s Carollo Fernandes
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4326-4337

Palavras-chave:

Criança, Intubação Gastrointestinal, Segurança do Paciente

Resumo

Objetivo: Identificar os métodos alternativos ao exame radiológico para verificação do posicionamento da sonda gástrica em crianças. Método: Revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE e Cochrane, de artigos publicados de 2005 a 2015. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: criança e intubação gastrointestinal cruzados por meio dos operadores booleanos AND e OR Resultados: A amostra final foi composta por 5 artigos internacionais, publicados entre 2005 e 2015, todos com delineamento observacional. Os métodos identificados foram: mensuração de pH e bilirrubina, uso do papel tornassol, capnografia, ausculta, borbulhamento de ar, ausência de resí­duo gástrico e a caracterí­sticas do aspirado. Conclusões: Métodos de verificação não radiológicos em crianças incluem a ausculta gástrica, submersão da sonda em água, uso do papel tornassol, caracterí­sticas e incapacidade de obtenção do aspirado, capnografia, mensuração do pH e bilirrubina. No entanto, alguns deles devem ser desencorajados para uso na prática clí­nica devido as suas limitações, sendo a principal a incapacidade de descartar colocação respiratória.

Biografia do Autor

Handria Rodrigues da Silva

Enfermeira graduada pelo Centro UniversitaÌrio Ritter dos Reis (UniRitter). Residente em Terapia Intensiva pela Universidade Federal de CieÌ‚ncias da SauÌde de Porto Alegre (UFCSPA) com atuação na Irmandade Santa Casa de MisericoÌrdia de Porto Alegre (ISCMPA).

Lí­via Pereira Ferreira

Nutricionista. Pós-graduanda em Nutrição Clinina e Nutrição Materno Infantil pela Estácio de Sá.

Morgana Thaí­s Carollo Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Rodrigues da Silva , H. ., Pereira Ferreira , L. ., Carollo Fernandes, M. T. ., & Pereira Ferreira Dellanhese , A. . (2020). Métodos alternativos de verificação do posicionamento de sonda gástrica em crianças . Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4326–4337. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4326-4337

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos