Violência contra a população idosa durante a pandemia da COVID-19

Autores

  • Roberta Machado Alves
  • Vanessa Cristina de G. e S. F. da Costa
  • Tatiana Maria de Oliveira
  • Melissa de Oliveira Araújo
  • Mayara Priscilla Dantas Araújo

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4314-4325

Palavras-chave:

Infecções por Coronaví­rus, Violência, Idoso

Resumo

Objetivo: O estudo pretende compreender e abordar o fenômeno da violência contra pessoas idosas no perí­odo da pandemia da Covid-19, destacando as novas formas de enfrentamento para essa problemática. Método: Para isso, realizou-se uma Revisão Integrativa da Literatura, utilizando as bases de dados PubMed, Medline e Europe PubMed Central, com os seguintes descritores: Infecções por Coronaví­rus, violência e idoso, acompanhados de palavras-chave complementadas pelos operadores booleanos "AND" e "OR". A combinação revelou 379 estudos, dos quais, apenas 5 atenderam aos critérios de inclusão para análise. Resultados: Observou-se que o isolamento e distanciamento social são fatores de risco para violência contra a população idosa, a qual teve um crescimento expressivo durante a pandemia da Covid-19. Como uma das estratégias de enfrentamento, entende-se que os serviços de proteção social podem realizar ações através do contato remoto, principalmente com as pessoas idosas que já estavam em vulnerabilidade e situação de risco, a fim de monitorá-las e evitar a ocorrência ou agravamento dos casos. Conclusão: Este estudo permite a reflexão sobre possí­veis estratégias contra í  violência í  pessoa idosa no perí­odo de pandemia da Covid-19.

Biografia do Autor

Roberta Machado Alves

Graduada em Psicologia pela Universidade Potiguar. Especialista em Saúde Coletiva e Saúde Mental e em Psicologia Hospitalar e da Saúde. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFRN.

Vanessa Cristina de G. e S. F. da Costa

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFRN.

Tatiana Maria de Oliveira

Graduada em Nutrição pela Universidade Potiguar. Especialista em Saúde da Famí­lia. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFRN.

Melissa de Oliveira Araújo

Graduada em Serviço Social pela UFRN. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFRN.

Mayara Priscilla Dantas Araújo

Graduada em Nutrição pela UFRN. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UFRN.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Machado Alves, R. ., de G. e S. F. da Costa, V. C. ., de Oliveira, T. M., de Oliveira Araújo, M. ., & Dantas Araújo, M. P. . (2020). Violência contra a população idosa durante a pandemia da COVID-19 . Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4314–4325. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4314-4325

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos